Blog do Prisco
Manchete

Moisés participa da abertura do 18° Congresso Catarinense da ACAERT

O governador Carlos Moisés participou na noite deste domingo do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, que a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (ACAERT) promove até esta quarta-feira, 24, no Centrosul, em Florianópolis. A cerimônia de abertura teve a palestra do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

Com o tema “Conjuntura brasileira”, Mourão expôs um panorama sobre a situação atual do Brasil e do mundo, abordando aspectos econômicos, políticos e climáticos . E também falou sobre os desafios do país para crescer neste contexto.

O vice-presidente defendeu o equilíbrio fiscal: “Governo não pode gastar mais do que arrecada. Aqui está o governador Carlos Moisés que fez um trabalho extraordinário ao recuperar as finanças de Santa Catarina”, elogiou.

Em sua palestra, o general Mourão também enfatizou as potencialidades de Santa Catarina. “O estado é hoje uma entidade federativa diferenciada por suas características, originadas pelas decisões que vem sendo tomadas pelas lideranças. É um estado pujante, com produtividade e emprego, que se diferencia do restante do nosso país”, enfatizou.

É a segunda vez que a ACAERT traz o vice-presidente a Santa Catarina. Em agosto de 2019, o general esteve em Florianópolis, onde abriu a série de palestras com autoridades nacionais do projeto “Momento Brasil”.

O governador Carlos Moisés destacou a importância do evento. “É um momento muito importante para Santa Catarina estarmos reunidos para potencializar a comunicação, levar informação para os catarinenses, para o Brasil e porque não dizer , para o mundo. Hoje com a internet, com os nossos canais circulando, em qualquer lugar do mundo a gente pode levar a informação com transparência. Eu penso que os veículos de comunicação nos dão a oportunidade de prestar contas”, comentou.

Na noite de domingo a entidade também outorgou a Comenda ACAERT, a maior honraria da radiodifusão, a duas personalidades do setor: Ranieri Moacir Bertoli (ex-presidente ACAERT) e Rogério Pereira, o Pirata (in memoriam).

Sobre o Congresso

“Pensando Grande em novos tempos”. Esse é o tema do 18º Congresso, promovido pela ACAERT. O evento é considerado o mais importante do segmento no estado. Estava programado para 2020, data em que a entidade completou 40 anos, mas por conta da pandemia da covid-19 teve que ser adiado. “É o primeiro grande evento que a entidade consegue promover presencialmente, oportunidade do reencontro com o associado”, destacou o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

Além de palestras com profissionais renomados e Feira de Produtos e Serviços, com empresas que vão expor as novidades e tendências para o setor.

Um dos destaques do Congresso é a promoção de um encontro inédito de governadores dos 3 estados do sul. No dia 23 se maio, segunda-feira, o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, Ratinho Júnior, do Paraná e Ranolfo Vieira Júnior, do Rio do Grande do Sul, participam às 9h30 do painel “O Brasil que dá certo”, com apresentação de ações sobre o potencial da Região Sul do país. “ A gente vai falar sobre um Brasil que dá certo, de um estado que dá certo. E certamente Santa Catarina é este lugar. A gente vem prestar contas neste painel, mostrando como trouxemos Santa Catarina ao lugar que ela se encontra, como por exemplo, o estado com menor taxa de letalidade para Covid do Brasil e o menor desemprego do país. Este é o equilíbrio perfeito e contra os números positivos que temos não há argumentos”, antecipou o governador Carlos Moisés.

Outra atração no dia 23 de maio é a cerimônia do Prêmio ACAERT/ Microfone de Ouro – 11ª edição, que destacará profissionais do rádio, televisão, agências de propaganda e acadêmicos em comunicação. É considerado o “oscar” da radiodifusão de Santa Catarina e um dos mais importantes do país. A cerimônia começa às 19h30.

No dia 24, os radiodifusores terão a oportunidade de interagir com representantes do Ministério das Comunicações, Secretaria de Comunicação do Governo Federal – Secom e Anatel.

Palestrantes

Estão confirmados nomes como o do palestrante Alfredo Rocha, o empreendedor serial André Rabanéa, professor Dado Schneider, gestor Artísitico da Jovem Pan, Vlamir Marques, gestor Artístico da Massa FM, Cristiano Stuani e o economista-chefe da XP Investimentos, Caio Menegale. Das emissoras de tv, as atrações são o apresentador do SBT, Carlos Roberto Massa, o Ratinho, o jornalista do Grupo Globo, Paulo Vinícius Coelho, o PVC e o jornalista da Record, Celso Zucatelli.
“O interesse em participar do congresso superou todas as nossas expectativas. Alcançamos a capacidade máxima e fomos obrigados a encerrar as inscrições”, afirmou o presidente do congresso, Carlos Amaral.

A alternativa para quem não conseguiu se inscrever será acompanhar a transmissão ao vivo do evento pelo site www.congressoacaert.com.br, onde também estão disponíveis a programação e a lista completa dos palestrantes.

Confira a programação

Segunda-feira – 23 de maio

07h30 – Abertura Credenciamento Congresso
08h30 – Painel FIESC – “Perspectivas Brasil”, com Caio Megale – Economista-Chefe da XP Investimentos
09h30 – Painel – “O Brasil que dá Certo”, com os Governadores do Sul
10h50  – Intervalo Café – Feira de Produtos e Serviços
11h10   – Palestra – “História de Vida no Rádio e TV”, com Carlos Massa – Ratinho – SBT / SCC
12h10  – Intervalo Almoço
13h30  – Palestra – “Os Desafios da Produção de Conteúdo na Era Multiplataforma”, com Bia Cioffi – RECORD TV / NDTV
14h30  – Palestra – “Como calcular o seu produto”, com Alfredo Rocha – Palestrante
15h30  – Intervalo Café – Feira de Produtos e Serviços
16h00  – Palestra – “Marketing de Guerrilha”, com André Rabanéa – Empreendedor Serial
17h00  – Painel ABERT – “Novos Modelos de Negócios e o Potencial do 5G para a Radiodifusão” – Jordi  Joan Giménez –  5G-MAG  e Allen Chahad – Vibra/ Grupo Bandeirantes
18h00  – Palestra “Se o Futuro Muda… A Palestra Muda”, com Dado Schneider – Doutor em Comunicação PUC/RS
19h30  – Prêmio Acaert – Microfone de Ouro
21h00 – Coquetel de Confraternização

Terça-feira – 24 de maio

08h30 – Joaquina – “O Futuro da Programação do Rádio”, com Vlamir Marques (JOVEM PAN) e Cristiano Stuani (MASSA FM)
08h30 – Jurerê – “Políticas Públicas de Comunicação”, com André Costa, José Ricardo Martins e José Augusto de Oliveira – Secom  Federal
09h10 – Joaquina – “Regulação; Mosaico; Normas; Espectro”, com Renato Bizerra Aguiar  – ANATEL
09h10 – Jurerê – “Inovando na Maneira de fazer Rádio e as Novidades NAB”, com Robson Ferri,  Carolina Sasse e Roberto Dimas do Amaral
09h50 – Jurerê – “Ações do Ministério para o Setor de Radiodifusão”, com Maximiliano Martinhão, Otávio Caixeta  e William Zambelli – MCom
10h00 – Plenária – Reunião das Associações de Radiodifusão do Brasil*
10h30 – Intervalo Café – Feira de Produtos e Serviços
11h00 – Joaquina  – “Esporte em Multiplataforma” com PVC, Luciano Calheiros e Roberto Alves – GLOBO / NSC

foto de capa>Peterson Paul, Secom