Blog do Prisco
Notícias

Moreira busca parceria com os Estados Unidos

Na manhã desta quarta-feira, 15, o governador Eduardo Pinho Moreira recebeu a cônsul geral dos Estados Unidos no Sul do Brasil, Julia Harlan, e comitiva. O grupo ficará três dias em Florianópolis conhecendo áreas importantes e analisando a possibilidade de uma parceria entre os Estados Unidos e Santa Catarina.

Na conversa com o governador, a cônsul destacou que já é possível identificar possíveis projetos conjuntos. “Nós temos uma oportunidade para ampliar a relação entre os Estados Unidos e Santa Catarina, então nesses três dias nós gostaríamos de aprender ainda mais sobre a cultura, as pessoas e as oportunidades que nós temos para trabalhar junto com o governo e todas as pessoas de Santa Catarina”, destacou a cônsul.

Moreira apresentou dados importantes da nossa agroindústria, que surpreenderam os visitantes, tais como as exportações de frangos e suínos, ressaltando o fato de Santa Catarina ser o único estado do país livre de febre aftosa. O governador ainda apresentou destaques das nossas áreas de inovação e tecnologia. Com uma possível parceria, esses serão os pontos mais beneficiados com a troca de informações com os Estados Unidos.

Eduardo Moreira e a cônsul Júlia Harlan – foto>divulgação

“O objetivo é justamente estabelecer parcerias com Santa Catarina, que é um Estado que já exporta para os Estados Unidos produtos importantes, mas é claro que isso pode aumentar ainda mais, por isso a visita de autoridades de um país tão importante  é muito significativa para nós”, exalta Moreira.

Na agenda da Cônsul está uma passagem pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e, ainda, na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), entre outros locais.  Além do que está agendado para as visitações da comitiva, o governador sugeriu uma ida ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), inaugurado em maio deste ano, que traz para as atividades da Defesa Civil catarinense nível elevado de gestão, servindo como modelo para outros países.

“Um país que tem um avanço tecnológico  em todos os setores como os americanos, ao estabelecer parcerias com o Brasil, é claro que nós vamos ganhar. Nós temos bons exemplos aqui de inteligência, de inovação e muitos outros. Eu expliquei para a cônsul as nossas atividades econômicas mais importantes e ela tem exatamente a missão de estabelecer parcerias e conhecer potencialidades”, complementa o governador.