Blog do Prisco
Notícias

Morre Algemiro Manique, ex-prefeito de Criciúma

Ex-vereador, ex-deputado e ex-prefeito de Criciúma, Algemiro Manique Barreto, morreu, aos 86 anos, na madrugada desta terça-feira, 31. Foi vítima de complicações respiratórias em função de uma pneumonia e de falência
múltipla de órgãos.

O político é natural do distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza, onde nasceu em 11 de julho de 1929. Vinte anos depois, ele transferiu-se para Criciúma para trabalhar como calçadista. Manique também atuou como alfaiate. Na sequência, ele dedicou-se ao comércio de tecidos. Também foi fundador de fábricas de guarda-chuvas e de calças, a Confecções Calcutá, além de atuar destacadamente no setor de transporte de carga, ramo em que permaneceu até 2010.

Carreira política

Vereador mais votado em 1965, Algemiro Manique assumiu a presidência da Câmara (1968/69). Foi prefeito de 1973 a 76, realizou obras de infraestrutura como a Avenida Centenário, a Rodoviária e a pavimentação da Rodovia Luiz Rosso (Acesso Centro) e da Avenida Luiz Lazzarin (Rio Maina). Em 1978, foi eleito deputado estadual.

Manique teve ainda atuação destacada no Lions Clube, ocupando o cargo de governador distrital em duas oportunidades. Sua dedicação às causas comunitárias incluíram a direção do Bairro da Juventude por vários anos.

Velório

O velório ocorrerá na capela mortuária do Cemitério São Luiz a partir das 15 horas desta terça-feira com sepultamento no jazigo da família às 10 horas desta quarta-feira, dia 1º.

>Com informações do site Engeplus Telecom

Foto>divulgação