Blog do Prisco
Destaques

Morre ex-deputado Antônio Carlos Vieira

Faleceu, nesta terça-feira, em Florianópolis, o ex-deputado e ex-fiscal da Fazenda, Antônio Carlos Vieira, o Vieirão, aos 78 anos. O corpo de Vieirão será velado na Alesc, a partir das 20:00 desta terça.

De origem humilde, Vieirão cresceu pelo trabalho. Sempre se pautou pela honestidade, seriedade e competência profissional. Ultimamente, Vieirão vinha atuando na função de Secretário de Finanças de São José.

Reconhecidamente talentoso, ele cumpriu um mandato de deputado estadual e foi secretário da Fazenda no segundo governo de Esperidião Amin. Formava, ao lado de Celestino Secco, a dupla de colaboradores mais próximos de Amin. Secco, aliás, também já não se encontra entre nós. Vieirão também foi secretário de Finanças de Angela Amin na prefeitura de Florianópolis.

A bruxa anda solta para os lados do PP. Recentemente, já havia falecido o ex-secretário-adjunto dos Transportes, engenheiro Marcos Brusa.

ALESC EMITE NOTA DE PESAR

“A Assembleia Legislativa de Santa Catarina registra, com pesar, o falecimento do ex-deputado Antonio Carlos Vieira, o Vieirão, aos 78 anos, ocorrido nesta terça-feira (15), em São José, na Grande Florianópolis.

Nascido na Capital, em 1941, era formado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi funcionário de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda, da qual foi secretário durante o governo Esperidião Amin, entre 1999 e 2002. Também ocupou cargos no Banco de Estado de Santa Catarina (Besc), na Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), Celesc e Prefeitura de Florianópolis.

Na Assembleia Legislativa, elegeu-se deputado em 2002 pelo Partido Progressista (PP), com 32.042 votos. Em 2006, ficou como suplente e assumiu uma cadeira na Alesc em 2010.

No exercício da função, apresentou 404 proposições no Parlamento, entre elas, o Projeto de Lei 455/2005, transformado na Lei 13.707/2006, que dispõe sobre a isenção de ICMS na aquisição de automóveis por pessoas com deficiência e seus representantes legais. Ainda no Parlamento, ocupou o cargo de coordenador da Comissão do Orçamento Regionalizado. Atualmente, ele era secretário de Finanças de São José.

“As nossas condolências à família. Tive a honra de, com ele, ocupar o cargo de diretor do Besc, convivência que me deu um grande aprendizado não só como figura humana, mas, de modo especial, por seus conhecimentos e seu espírito público”, afirmou o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD).”