Blog do Prisco
Destaques

Morre o empresário e ex-prefeito Genésio Ayres Marchetti

Genésio Ayres Marchetti era casado com Maira Dopke Marchetti, pai de cinco filhos e avô de oito netos. Nasceu em 30 de março de 1938, na cidade de Rodeio. Ainda criança mudou-se junto dos pais Manoel e Alma Marchetti para a cidade de Dona Emma, no Vale Norte. Anos mais tarde a família firmou residência no centro da antiga Hamônia, atual município de Ibirama.
Em 1974, Genésio assumiu a empresa fundada pelo pai. A Manoel Marchetti, atualmente emprega mais de 850 funcionários, com unidades em Santa Catarina, além de filiais nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A empresa também tem agregada a Rede Vale Norte de Comunicação, rádio, jornal e TV online.
Apaixonado por futebol e esporte, em sua juventude jogou em equipes de SC, PR e RS. Por anos também foi o grande entusiasta do Clube Atlético Hermann Aichinger, em que era o atual presidente.
Mais que um grande empresário, Marchetti também foi um representante político de Ibirama, foi prefeito de Ibirama por dois mandatos, de 2001 a 2005 e de 2005 a 2009. Sempre foi uma liderança com grande influência nos poderes Estadual e Federal. Em 2011 e 2012 exerceu o Cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional em Ibirama, desenvolvendo ações conjuntas com os municípios que integram aquela Secretaria Regional. Atualmente é 2º suplente de Senador pelo Estado de Santa Catarina.
Durante a vida recebeu inúmeras homenagens. Em 1999 a empresa recebeu o Prêmio CNI/FIESC na etapa regional e estadual e em 2004 na etapa regional. Em 2006 recebeu da Assembleia Legislativa do Estado de SC a Medalha de Mérito Carl Hoepcke. Foi Conselheiro da CIESC/FIESC, e sócio fundador da ARFRI – Associação dos Recuperadores Florestais bacia do Rio Itajai. É atualmente Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Ibirama.
Em sua gestão como prefeito de Ibirama em 2004 recebeu o Prêmio Fritz Muller, em 2005 também como prefeito, recebeu o Prêmio Expressão.
Em 2015 foi agraciado com o Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Instituída pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a comenda é o mais alto reconhecimento da indústria do Estado.