Blog do Prisco
Manchete

Guedes garante a senadores que não faltarão vacinas contra Covid19

O ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiu que não faltarão vacinas por falta de recursos e afirmou que tem capacidade de bancar o valor de R$20 bilhões para a compra de vacinas. Esta afirmação foi feita nesta sexta-feira (11), durante a reunião da comissão mista do Congresso Nacional que discute ações de combate à pandemia.

O senador Esperidião Amin, que participou da reunião, é proponente da sessão de debate temático semipresencial, no dia 17, a partir das 10h, para discutir a apresentação do plano de vacinação do governo federal e dos governos estaduais contra a covid-19. O requerimento da sessão também foi assinado pelos senadores Nelsinho Trad, Marcelo Castro e Alessandro Vieira, e apoiado por vários outros.

– Tivemos a oportunidade de colher a resposta mais importante em matéria de vacina de parte do ministro da Economia, Paulo Guedes. Instado a participar da sessão temática que teremos no próximo dia 17 de dezembro, o ministro, respondendo ao senador Izalci Lucas sobre a questão financeira para aquisição das vacinas, fez uma conta muito simples, que estima em cerca de R$20 bilhões o custo com aquisição das vacinas, e disse que isso não era problema e que estava equacionado. Ele finalizou dando a palavra que o Governo Federal bancará essas vacinas – destacou Amin.

Para o debate, foram convidados:

– Eduardo Pazzuelo, ministro da Saúde
– Francieli Fantinato, coordenadora nacional do Programa de Imunização do Ministério da Saúde
– Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde
– Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan
– Rodrigo Murtinho, diretor da Fiocruz
– Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
– Wilames Freire, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)

Também devem participar representantes da secretaria da Anvisa responsável pela área de imunização e dos laboratórios fabricantes das vacinas.

– Nós vamos querer conhecer todos os detalhes do Plano Nacional de Vacinação, compreendendo seringa, freezer – por exemplo, para acomodar a vacina pfizer, que é conservada a -70 Cº – agulhas e operadores do sistema, como acontecem com as campanhas de vacinação que anualmente atende 300 milhões de vacinas. Então, o ministro prestou uma informação relevante, talvez a mais importante. Nós vamos prosseguir para esmiuçar e detalhar o PNV do Brasil, que é um continente em termos de distância, climas, cultura e desigualdades – finalizou Amin.

Mais detalhes pelos links:

 

foto> Wallace Martins/Estadão Conteúdo