Blog do Prisco
Notícias Últimas

Morre um dos maiores nomes da Comunicação do Sul

Morreu na tarde desta quarta-feira (22), Eurides Antunes Severo, 85, considerado um dos principais nomes da comunicação e do marketing em Santa Catarina. Ele lutava contra um câncer. O velório será a partir das 8 horas da manhã da quinta-feira (23/11), na Capela Marfim do Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, e o sepultamento às 14h.
Eurides Antunes Severo era gaúcho de Rosário do Sul. Nasceu em 2 de agosto de 1932. Locutor, repórter, noticiarista, radialista, produtor e apresentador de programas de auditório, trabalhou em emissoras do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. 
Antunes SEvero
Em Florianópolis, desde 1956, fez radiojornalismo, produção e locução radiofônica até 1964 na Rádio Diário da Manhã. Fundou, com Rozendo Lima, e dirigiu a agência de publicidade A.S. Propague até 1978. Em 1968 ajudou a fundar a Casa do Jornalista. Em 1976 iniciou carreira acadêmica como professor da Escola Superior de Administração e Gerência, atual Centro de Administração e Economia da UDESC. 
Paralelamente às atividades de professor, no período de 1979 a 1987 exerceu cargos de gerência e direção na RBS/SC (Televisão e Rádios), TV Barriga Verde e Jornal O Estado. Em 1984 liderou o movimento para a fundação e foi o primeiro presidente da ADVB/SC – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing.
Secretário de Estado de Comunicação Social no governo de Pedro Ivo Campos, nos anos de 1987 e 1988. No período de 1995 a 2003 coordenou os cursos de Especialização em Marketing da ESAG/UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. 
Ocupava a cadeira de número 21 na Academia Catarinense de Letras, que tinha Adolfo Ziguelli como patrono. Foi co-autor com Ricardo Medeiros do livro Caros Ouvintes – Os 60 anos do Rádio em Florianópolis, lançado em 2005 pela Editora Insular e Associação Catarinense de Imprensa. Organizador, com Marco Aurélio Gomes do livro Memória da Radiodifusão Catarinense, publicado em 2009 pela ACAERT – Associação Catarinenses das Emissoras de Rádio e Televisão.
No dia 07 de agosto de 2013, A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão concede a Antunes Severo a Comenda ACAERT, a maior honraria da Radiodifusão de Santa Catarina. Também foi jurado do Prêmio ACAERT de Rádio e Televisão. Em 2015 recebe da Câmara de Florianópolis o título de Cidadão Florianopolitano. No ano seguinte, a jornalista Ana Lavratti lançou o livro “Antunes Severo – o menino do arroio Itapevi”, com a trajetória de um dos mais importantes nomes da comunicação no sul do Brasil.
Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador e um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia é editor-chefe do site Caros Ouvintes desde 2003.

Posts relacionados

Cadastramento para as eleições da CELOS

Autor

VII Congresso Catarinense de Direito Administrativo propõe reflexão sobre direitos sociais

Autor

Moacir Pereira lança “Paulo Gil: O Mar Por Testemunha”

Redação