Blog do Prisco
Destaques

MPF em Santa Catarina promove debate sobre condição da mulher pescadora

O evento “Apaixonadas pelo Mar” começa às 14 horas desta quarta-feira (11), na sede do MPF em Florianópolis

O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina promove nesta quarta-feira (11) o debate “Apaixonadas pelo Mar – Histórias das mulheres que vivem da pesca em Santa Catarina”, a partir da exibição do vídeo-documentário “Pescadeiras”, da jornalista Ângela Bastos. Participam as “pescadeiras” Naca Cabral Mence, Cida da Silva e Tereza de Jesus Vieira, Ângela Bastos e a procuradora regional do Trabalho Ângela Cristina Santos Pincelli. Inseridos na semana do Dia Internacional de Lutas das Mulheres, a exibição do vídeo e o debate começam às 14 horas, no auditório do MPF em Florianópolis.

“São mulheres que entraram no ambiente estigmatizado, exclusivamente masculino, da pesca e tiraram o sustento de suas famílias. Em comum, além do ofício, elas têm a paixão pelo mar. Muito orgulhosa de recebê-las, não esperamos nada menos do que a casa cheia”, disse Cynthia Orengo, coordenadora do evento no MPF.

“Fico sempre feliz quando sou convidada para falar sobre uma reportagem. É bom saber que as pessoas estão interessadas, curiosas sobre os bastidores, querendo saber dos detalhes. Desta vez tenho um motivo a mais: três mulheres que fizeram parte da série multimídia ‘Pescadeiras’ estarão comigo na mesa para falar sobre a paixão pelo mar. E ao lado de outra Ângela, a procuradora do Trabalho Ângela Pincelli. Merece aplausos a organização do evento no Ministério Público Federal, a qual muito se empenhou para trazer dona Naca, Cida e Tereza de suas cidades. Amanhã (quarta-feira, 11), elas deixam redes, embarcações e o cheiro da maresia de lado para compartilhar um cotidiano que a reportagem ajudou a mostrar. Vai ser bom revê-las e mais uma vez agradecer por tudo que nos ensinaram.”, disse a jornalista Ângela Bastos, que dirigiu o documentário.

“Ontem, conversando com a dona Naca, uma das ‘pescadeiras’, ela comentou que havia colocado uma rede de pesca na segunda-feira à noite e iria retirar no outro dia cedo. É um dia de festa, disse toda faceira”, contou Cynthia. “A dona Tereza, de Laguna, está toda feliz porque a foto do cartaz do evento, do @jeannsctvglobo, é dela com a filha. Vai atravessar a balsa cedinho para esperar o horário de vir a Florianópolis.”

Evento: “Apaixonadas pelo Mar – Histórias das mulheres que vivem da pesca em Santa Catarina”
Exibição do vídeo-documentário “Pescadeiras”, da jornalista Ângela Bastos
Dia: quarta-feira, 11 de março
Hora: 14 horas
Local: Sede do MPF (Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4876 – Agronômica

 

Foto: Jean Souza / NSC Total