Blog do Prisco
Notícias Últimas

MPSC homenageia o Procurador José Daura pelo centenário

José Daura é o mais antigo Procurador de Justiça vivo no país atualmente e faz parte de momentos marcantes da história da instituição.

Neste 17 de março de 2021, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) comemora o centenário de José Daura, ex-Procurador-Geral de Justiça (1971-1975). Daura é o mais antigo Procurador de Justiça vivo no país atualmente e o advogado com mais tempo de exercício no estado. Ele faz parte de momentos importantes da história da instituição.

Em sessão realizada nesta quarta-feira (17/3), o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) homenageou o ex-Procurador-Geral de Justiça José Daura. O presidente do CSMP, Fernando da Silva Comin, saudou José Daura e disse aos demais conselheiros que Daura é um dos grandes construtores do Ministério Público de Santa Catarina. “José Daura, enquanto na instituição, deixou um grande legado pelas suas características humanas e visão futurística em relação ao papel e à vocação social do Ministério Público. Deixa um exemplo vivo do que é ser Promotor de Justiça para todos nós”, disse. 

No último mês de dezembro, Daura foi agraciado com a medalha do projeto “Memória MPSC: Procuradores-Gerais” pelo PGJ , Fernando da Silva Comin. Em 2003, recebeu também a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário.

Trajetória extraordinária de cidadão e Promotor de Justiça 

Nascido e criado em Florianópolis, o Procurador de Justiça aposentado vem de uma família de comerciantes libaneses. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Catarina. Em 1947, ingressou no MPSC, e em 1952 assumiu na Comarca de Chapecó. Em 1961, assumiu a Promotoria Criminal da Comarca de Lages e no ano seguinte foi convocado para exercer função na Procuradoria-Geral do Estado. Dez anos depois, foi nomeado Procurador-Geral do Estado, tendo desempenhado a função até 1975.

Como chefe da instituição, Daura conquistou avanços importantes, como a estruturação da carreira, o estabelecimento do cargo de Promotor Substituto em início de carreira, a criação de comarcas, além da fundação da biblioteca do Ministério Público. Em sua trajetória, atuou, ainda, como Secretário de Justiça e Secretário da Segurança e Informações.

Exemplo de cidadão e homem público 

A chegada dos cem anos de José Daura vem sendo muito comemorada pela instituição de que tanto se orgulha e por muitos entes da sociedade. Em sua coluna política no Jornal Notícias do Dia, o jornalista Moacir Pereira, que é titular da cadeira número três da Academia Catarinense de Letras, homenageou o Procurador de Justiça aposentado: “Além de uma pessoa humana excepcional, de extraordinárias virtudes e qualidades, é o procurador vivo mais antigo no Brasil”.

Atualmente aposentado, Daura tem 5 filhas, 15 netos, 19 bisnetos e 1 tataraneto, além de seu longo casamento com Maria Palmira Franzoni Daura, com quem já comemora bodas de brilhante por seus 76 anos juntos.

Em cem anos de vida, dos quais 28 foram dedicados à carreira profissional, José Daura marcou a história do Ministério Público catarinense e faz uma análise da instituição no presente: “Na contingência atual, uma esperança. Um baluarte, uma esperança, onde se pode ainda depositar confiança.”