Blog do Prisco
Destaques

Na ACIJ, secretário Buligon projeta novo ciclo de desenvolvimento para SC

A Reunião do Conselho da ACIJ recebeu o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon. Na pauta, informações e projeções que reforçam a confiança na economia catarinense.

Com uma perspectiva otimista sobre o futuro, o secretário mostrou índices de Santa Catarina que se destacam no cenário nacional e projetam números ainda melhores na retomada plena da economia no período pós-pandemia.

O secretário assumiu o compromisso de criar, em conjunto com as entidades representativas do setor produtivo, um masterplan para balizar o melhor aproveitamento das oportunidades para um novo ciclo de crescimento.

“Sim, enfrentamos um momento difícil e desafiador onde a prioridade é a saúde das pessoas e a manutenção dos empregos. Mas os números mostram a força e a resiliência dos catarinenses diante da pandemia”, afirmou.

Buligon destacou, por exemplo, o crescimento de todos os setores em março comparado ao mesmo mês do ano passado: 36.5% na indústria, 13,2% nos serviços e 25.8% no comércio.

Ele ainda ressaltou a ampliação de 86,8 mil postos formais de trabalho no primeiro trimestre de 2021. “É o maior saldo de empregos para os três primeiros meses do ano em toda a série histórica, iniciada em 2004, conforme aponta o Caged”, complementou.

O presidente da ACIJ, Marco Antonio CorsIni, agradeceu a apresentação, reiterou a disposição do setor produtivo em atuar em parceria com o poder público e pediu atenção especial à questão energética e ao IMA (Instituto do Meio Ambiente), órgão ligado ao secretário. “Precisamos que o Estado viabilize a energia elétrica necessária para as empresas aumentarem sua capacidade de produção no período pós-pandemia. E precisamos desburocratizar o IMA, proporcionando mais agilidade e segurança jurídica para estimular o crescimento sustentável.”, afirmou.

A apresentação ocorreu no Salão Nobre Schulz. Todos os protocolos sanitários foram atendidos, como ocupação de até 25% da capacidade do local, aferição de temperatura, uso de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento.

Participaram da agenda associados, parceiros, autoridades públicas, como o prefeito Adriano Silva e o deputado estadual Kennedy Nunes, e lideranças empresariais, como o sócio-benemérito Udo Döhler.

foto>divulgação