Blog do Prisco
Coluna do dia

Na calada da noite

A grande repercussão nas redes sociais sobre as alterações nas chamadas 10 medidas contra a corrupção, aprovadas na madrugada em que o Brasil chorava o acidente com a delegação da Chapecoense, demonstra como a Lava Jato está nas graças do povo. Que pela primeira vez na história sente que pode haver um sopro de Justiça “neste país”.

Mas é preciso analisar tudo com calma. Nem tanto à terra nem tanto ao céu. Os deputados, mesmo aprovando tudo na calada da noite, acertaram ao retirar do pacote a limitação do uso do Habeas Corpus e a utilização nos autos de provas colhidas ilegalmente. Eram dois pontos inconcebíveis.

Também é preciso considerar que o Ministério Público pediu coisa demais. Pediu muito alto. Por outro lado, os deputados, apesar dos acertos, foram ao extremo e retiraram praticamente tudo e acrescentaram uma pérola: a penalização de juízes e procuradores que cometerem erros de condução nos processos.

Até aí, tudo bem. Todos são iguais perante a lei. Mas o detalhe sórdido é que, no caso de erros cometidos contra congressistas, as punições, pelo texto aprovado, seriam definidos pelos próprios parlamentares. Aí é o fim da picada. O investigado passaria a ser o juiz. O notório Renan Calheiros já queria ter enfiado o pacotaço goela-abaixo no Senado, mas a imensa repercussão negativa gerou uma reação que pode mudar o quadro. Notadamente neste ponto onde os papéis se inverteriam.

 

Fora do tom

Não tem o menor cabimento os procuradores da Lava Jato ameaçarem abandonar a Operação caso as 10 medidas desfiguradas sejam aprovadas no Senado e sancionadas por Michel Temer. Eles são servidores públicos e precisam cumprir o seu papel, levar a bom termo a sua missão.

 

Temer em Chapecó

O governador Raimundo Colombo conversou ontem à noite com Michel Temer e confirmou a presença do presidente da República no velório coletivo dos mortos no acidente com a delegação da Chapecoense, na Arena Condá, hoje ou amanhã, em Chapecó.

 

Parisotto no comando

Com aprovação de 100% da diretoria executiva do Partido Social Cristão (PSC), foi decidido que o deputado estadual NarcizoParisotto (PSC) irá assumir a presidência da legenda em Santa Catarina. A indicação foi proposta pelo atual presidente, Adelor Vieira. A cerimônia, que oficializará a transferência de cargo, ocorrerá no dia 13 de dezembro, em Florianópolis, e contará com a presença do presidente nacional do PSC, pastor Everaldo Pereira.

 

Ranzolin no Ciasc

O Conselho de Administração do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) elegeu, na última semana, seu novo presidente, Ivan César Ranzolin. “Meu objetivo é trabalhar institucionalmente junto aos atuais e futuros clientes, focando na melhoria e ampliação dos serviços prestados, refletindo diretamente na imagem da empresa”, destacou Ranzolin, que foi indicado pelo governador Raimundo Colombo.

 

Cesar e Gean

Durou mais de duas horas a nova reunião entre o prefeito Cesar Souza Junior e o prefeito eleito Gean Loureiro. O alcaide eleito estava acompanhado de Constâncio Maciel e Nelson Gomes Mattos, enquanto Cesar Souza Junior com os secretários Rafael Hahne, de Obras; Paulo Ávila, da Casa Civil; Ivan Grave, da Administração, André Bazzo, da Fazenda, e o Procurador Geral, Gustavo Miroski. Foram abordados assuntos encaminhados pelo futuro prefeito, entre os quais, convênios, o andamento das obras e pagamento de terceirizados.