Blog do Prisco
Notícias Últimas

Nova Casa Civil é desafio para Douglas Borba

Escolhido pelo governador eleito Moisés para ser secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba se sente preparado para os desafios da pasta, que a partir de 2019 apresenta nova estrutura e passa a incorporar as Secretarias Executivas de Comunicação, Articulação Nacional. A Casa Militar, que já integra a pasta, segue sem alterações.
“Encaro essa responsabilidade como uma missão. Não apenas como uma missão pessoal, mas para todo o corpo técnico de governo e em especial da Casa Civil. Buscando soluções de conflitos e problemas através do diálogo com as instituições e também entre o próprio Governo do Estado, promovendo uma integração entre as secretarias e o gabinete do governador”, explica.
Douglas Borba – Casa Civil
Perfil da nova estrutura da Casa Civil
A intenção de Borba para a nova estrutura da Casa Civil é mesclar a articulação política do Governo, em nome do governador, além do encaminhamento burocrático. Por ter um perfil técnico, consegue conciliar as situações, trazendo mais agilidade.
“É importante mencionar que a estruturação da Casa Civil vai passar pelo governador Moisés. Ele tem deixado isto claro, que quer estabelecer um canal direto com a Assembleia Legislativa, com os deputados, porque acredita que os objetivos comuns são os melhores para Santa Catarina. Sem dúvidas os projetos de interesse coletivo, que visam eficiência no serviço público deverão ser aprovados independentemente de bancada ou partido”, exalta.
Além disso, existe na Casa Civil uma área ligada a relacionamentos com os municípios e que irá receber do futuro secretário uma atenção especial, já que a vivência o permitiu ver de perto as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais no dia a dia.
Novas Secretarias Executivas atreladas
Com a composição das Secretarias Executivas de Comunicação e Articulação Nacional junto com a Casa Civil, Borba explica que se sente preparado sobre isto, principalmente, pela personalidade e também pelo histórico profissional. Também serão formadas equipes técnicas, que terão papéis fundamentais para a construção desta nova formação.
“Entendo que a Comunicação é uma secretaria estratégica, pelas áreas que abrange e, ao longo da campanha, criei um relacionamento praticamente com todos os veículos de SC, de uma forma próxima, sempre muito respeitosa. É uma relação que queremos manter e acredito que a Comunicação mais próxima do governador vai estreitar essa relação com os veículos”, diz.
Já sobre a área da Articulação, também já existem projetos. “Todos serão baseados no diálogo, na construção conjunta de ações e propósitos entre entes, envolvendo as instituições, além disso, que tenham aplicabilidade no Executivo, sem desperdícios”, explana.
Painel de Controle Digital
Para o começo de 2019, Borba pretende empregar a tecnologia na administração da Casa Civil. A primeira ação será a implementação do painel de controle digital do governo, que permitirá um acompanhamento, em tempo real, pelo governador e pela Casa Civil. “Isso vai permitir que a gente cobre metas dos secretários, gestores e diretores, para que seja alcançada a eficiência tão sonhada pela população, cumprindo o compromisso que firmamos com os eleitores”, afirma.
A ferramenta, que vai ser implementada sem custos, aproveitará as áreas de tecnologia do próprio governo e irá auxiliar o governador e os secretários nas tomadas de decisão.
“Isso é algo que a gente já vai trabalhar agora na transição, para que no início do mandato o governador Moisés já tenha acesso a essa ferramenta, que vai dar a ele elementos suficientes dos 295 municípios, como, por exemplo, todos os convênios, cada obra em andamento no estado”, revela.
Sobre a Casa Civil
A Casa Civil tem o objetivo de tornar o Governo do Estado de Santa Catarina uma referência em organização e relacionamento institucional.
A missão é promover uma assessoria ao governador, principalmente no desempenho de atribuições constitucionais e legais, sendo o elo e articulação do chefe do Executivo com os demais poderes e entes federados. Também cabe à Casa Civil, a integração das ações de governo desenvolvidas pelas secretarias setoriais, órgãos estatais e a sociedade.
Por isso, a Casa Civil carrega como valores a ética, moralidade, integridade, transparência, comprometimento, respeito às pessoas, responsabilidade social, excelência e efetividade.
Conheça o secretário Douglas Borba
Borba é advogado, formado no curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), especialista em Direito Público pela Rede LFG -Florianópolis/SC.
Também é professor universitário de Direito Administrativo e Ética Profissional da UNIVALI – Biguaçu e coordenou a equipe de trabalho que elegeu Carlos Moisés Governador do Estado de Santa Catarina.
Na vida política, Douglas iniciou em 2008, com 23 anos, foi vereador, no município de Biguaçu, eleito por três vezes e permanece até o fim deste ano. Também na cidade da Grande Florianópolis foi secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, entre 2009 e 2012.