Blog do Prisco
Notícias Últimas

Novos avanços no Programa Alimento Sustentável

Um dos destaques da programação da Exposuper, no Complexo Expoville, em Joinville, foi a reapresentação do Programa Alimento Sustentável (PAS) da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que trata sobre “Rastreabilidade de Alimentos”. O diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, empresa parceira que realiza a execução técnica do programa, coordenou a apresentação do trabalho junto com o diretor executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini.

Os dados apresentados pela PariPassu dimensionam os avanços do programa em SC até o momento.  Até o primeiro trimestre deste ano cerca de 80% dos produtos hortifrúti comercializados em SC estão em conformidade com as normas de controle de uso de agrotóxicos nas plantações.  São atualmente 24 redes supermercadistas engajadas no processo, as quais são responsáveis pela comercialização de mais de 60% do volume de hortifrúti consumido em SC.

A rede Hippo, que tem lojas em Florianópolis e Palhoça, é uma das pioneiras no programa juntamente com a rede Angeloni. Seu diretor, Josiano Saqueti, deu um depoimento sobre a mudança gerada nas lojas com o PAS.

– Melhoramos nossos controles de logística com a adoção do programa, a precificação ganhou mais qualidade em seu processo e o trabalho preventivo de controle do fluxo de produtos também teve ganhos, a partir da conscientização dos produtores disse Josiano.

A Diretora da Vigilância Sanitária de SC, Raquel Bitencourt, acredita que Santa Catarina avançou muito mais nos resultados da execução do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pesca graças ao programa de rastreabilidade da ACATS e da PariPassu.

Para o Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini, o PAS já avançou bastante mas precisa continuar a crescer. “O desafio passa a ser maior, porém é fundamental que as empresas acreditem nos resultados e qualifiquem suas operações que o reconhecimento vai aparecer, com certeza”.

O Programa Alimento Sustentável (PAS)  foi reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento.