Blog do Prisco
Coluna do dia

O dedo de Colombo

O dedo de Colombo

Quando o desembargador Nelson Schaefer Martins, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, começou a se movimentar nos bastidores, há alguns meses, de olho numa vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o governador Raimundo Colombo falou sobre o perfil do catarinense à presidente Dilma Rousseff.

Agora, o magistrado aparece liderando a lista tríplice eleita pelo próprio STJ para  escolha do novo ministro. Só depende da nomeação, que é atribuição da presidente e que não tem uma data definida para acontecer.

O governador catarinense sinalizou que vai pedir novamente pelo conterrâneo junto à aliada petista. O fato de Nelson Martins estar liderando a lista é um indicativo importante.

 

 

Tripé

Em caso de êxito, o presidente do TJ seria o terceiro catarinense no STJ. Já estão lá Jorge Mussi e Marco Aurélio Gastaldi Buzzi. Neste contexto, de ascensão de Martins, o primeiro-vice presidente do Tribunal, desembargador Torres Marques,  completaria o mandato até o começo de fevereiro de 2016, posicionando-se em condições para buscar um mandato cheio de dois anos.

 

 

Cesar Souza assume Secretaria Estadual

Está definida a investidura do deputado federal Cesar Souza (PSD), o pai, na Secretaria de Assuntos Estratégicos. Assumirá no lugar de Geraldo Althoff, o grande curinga de Raimundo Colombo no atual mandato. Althoff será remanejado à pasta de Assistência Social, hoje ocupada por Angela Albino (PCdoB). Primeira suplente, ela assumirá como deputada federal.

 

 

 

Cabo eleitoral

A engenharia envolvendo Cesar Souza  tem a seguinte motivação: a pasta de Assuntos Estratégicos não está no rol das que têm mais demandas na estrutura do governo estadual. Significa que ele terá tempo livre para ajudar o projeto reeleitoral do filho na Capital. A ascensão de Angela à Câmara assegura o apoio do PCdoB à campanha de Cesar Junior. E, de quebra, não deixa a Secretaria de Assistência Social descoberta. Althoff tem perfil e experiência de sobra para fazer um bom trabalho.

 

 

Prestígio

A primeira visita do futuro presidente do PMDB estadual, o deputado federal Mauro Mariani, na manhã desta terça-feira, 6, foi ao gabinete do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini. Aliado e amigo pessoal de Mariani, Chiodini sempre manteve a posição de renovação do partido e vem demonstrando desenvoltura na articulação e como gestor no Executivo estadual. Chiodini é chamado pelo governador Raimundo Colombo de secretário-revelação. Carlos Chiodini, atual secretário-geral do partido, deve assumir na próxima gestão a presidência da Fundação Ulysses Guimarães.

 

 

Recursos aos municípios

Os governadores Beto Richa, do Paraná, Raimundo Colombo, de Santa Catarina, e José Ivo Sartori, do Rio Grande do Sul, lançaram ontem, no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, o programa BRDE Mais Municípios.

O anúncio foi feito durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Sul (Codesul), no Palácio Iguaçu, também com a presença do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. O programa vai financiar projetos de investimento nos municípios dos três estados do Sul.