Blog do Prisco
Coluna do dia

O estilo do governador

Em uma transmissão ao vivo pelo facebook, a chamada live, o governador eleito, Carlos Moisés da Silva, trouxe algumas informações sobre este período de transição e fez algumas sinalizações.

Até semana que vem, de acordo com ele, a equipe de transição vai preparar o esboço da proposta de reforma administrativa a ser encaminhada à Assembleia Legislativa. O governador esteve à frente do processo e agora a elaboração, as minúcias técnicas, ficarão mais a cargo do seu time transitório. A palavra final, evidentemente, será de Moisés. O mote principal é o enxugamento da máquina e dos custos.

O que deve deixar um pouco de tempo a mais para Moisés fazer a parte política, que é o que está faltando. A coluna concorda com a condução dele. Está absolutamente correto em focar na passagem do bastão, que está sendo tranquila, registre-se.

Ao usar o facebook para se comunicar com a sociedade, o catarinense adota o estilo Jair Bolsonaro, seu correligionário. E sinaliza que esse pode ser o modus operandi do futuro governo no que tange à comunicação: concentrar mais nas redes sociais em detrimento dos meios tradicionais.

 

Estilo

Carlos Moisés vem recebendo algumas críticas pontuais porque estaria “blindado”. Ele fez questão de dizer, via rede social, que não é nada disso. Apenas deu prioridade ao que é prioritário, ou seja, o processo transitório. Também é preciso considerar que cada um tem seu estilo. E o novo governador é mais reservado.

 

Sem nomes

O governador eleito também reafirmou que não há qualquer nome ainda para o futuro secretariado. Reiterou que montará um colegiado eminentemente técnico, sem a participação de políticos. O PSL, que ficou de fora da equipe de transição, pode vir a participar. Mas desde que o futuro secretário tenha perfil profissional para a área afim. O fato de participar deste momento transitório também não significa que os colaboradores farão parte do governo que assume em 1º de janeiro.

 

Abertura

O PSL agendou um grande evento para a noite de sexta-feira em Àguas Mornas.

O encontro deve marcar um período de maior abertura do governador em relação aos deputados eleitos. É provável que eles tenham mais participação no processo a partir de agora.

 

Hora certa

Resumindo, a condução de Moisés, até aqui, está no rumo certo. Não é o caso de ficar dando guarida às críticas de que estaria fechado em copas e de que “teria que comunicar a sociedade.” Na hora correta, a comunicação virá. Não é possível divulgar um diagnóstico antes de sua finalização, sob pena de se cometerem, aí sim, erros graves de comunicação. Talvez até seja a estratégia correta para trazer resultados mais efetivos.

 

Apavoro

O açougueiro-bandoleiro Joesley Batista foi preso novamente pela Polícia Federal. Parte considerável do universo político do Sul do mundo estremece!

 

Planejamento

Presidente estadual o PSL, Lucas Esmeraldino, e o deputado eleito Fábio Schiochet, estiveram com o ministro do Planejamento na quinta-feira, em Brasília. Acompanhados de assessores, pediram atenção especial no que se refere aos recursos para o projeto do Sistema Integrado de Água do rio Chapecozinho.