Blog do Prisco
Coluna do dia

O Estrago é grande

Depois de nova reunião com secretários e autoridades na manhã desta segunda-feira, para tratar da crise da carne, Raimundo Colombo gravou um áudio sobre o momento. Segundo o governador, a perspectiva não é boa. “O estrago é grande. Arranha uma imagem que foi construída ao longo de muitos anos,” declarou, referindo-se ao esforço catarinense, de décadas, para conquistar a confiança do mercado internacional.

Colombo lembrou que a proteína animal representa 15% do PIB de Santa Catarina, gerando milhares de empregos. “Temos apenas uma planta averiguada, que faz salsicha em Jaraguá do Sul e é uma filial de empresa paranaense,” destacou o governador, salientando que a primeira preocupação das autoridades é com a qualidade do produto vendido aos consumidores.

A segunda, acrescentou, é com a transparência, “pois se tem algo errado, os envolvidos têm que pagar, mas não pode comprometer a cadeia toda.” E a terceira, revelou o chefe do Executivo, é a interação com o governo federal, que está ocorrendo, para minimizar os prejuízos às exportações. “Foi muito duro para abrir mercados e gerar empregos aqui (SC),” lamentou ele.

 

Derrapada

Diante deste cenário de extrema preocupação, é impossível não citar a condução por parte da Polícia Federal. A instituição tem feito um trabalho brilhante, é reconhecida e detém grande credibilidade junto à sociedade. Por isso mesmo, deveria ter calibrado a forma de divulgar a operação – ou mesmo manter o máximo de sigilo – para evitar que todo o agronegócio brasileiro esteja à mercê de ser empurrado à vala-comum. Tanto pelos consumidores brasileiros como pelo mercado internacional.

 

Defesa

Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, deputado Natalino Lázare, emitiu uma nota contundente em defesa da indústria da carne em Santa Catarina e também do agronegócio do Estado. Natural da região de Videira, o parlamentar informou que conhece os produtores há muitas décadas e avalizou a idoneidade de produtores, empresários, cooperativas, etc.

 

Dados

A nota de Natalino Lázare também trouxe dados importantes. Existem 3.432 indústrias (2014) de alimentos em território catarinense, empregando diretamente 105,2 mil trabalhadores (2014). O setor responde por 18,6% do valor de transformação industrial do Estado e por 34,9% das exportações industriais, com o montante de US$ 3,1 bilhões em 2014.

 

Dominó

Até o fechamento da coluna, União Europeia (das empresas investigadas), China (suspensão por uma semana – geral), e Coreia do Sul (suspensão da importação de frango das investigadas) e Chile (suspensão da carne bovina) enviaram comunicados ao Ministério da Agricultura brasileiro.

A preocupação nos meios políticos e empresariais catarinenses é generalizada. Pelos corredores da Alesc, ontem, não havia outro assunto.

 

Majoritário

“O sonho meu e todos os prefeitos e vices presentes nesta festa de aniversário é de poder votar em 2018 em João Rodrigues na chapa majoritária. Ele é um deputado que fez e faz por toda Santa Catarina”. A frase é do prefeito reeleito de Ermo, sul do Estado, Aldoir Cadorin, o Zica, que foi escolhido para falar em nome dos mais de 56 prefeitos, 35 vices e mais de duas mil pessoas presentes na festa de aniversário do deputado federal João Rodrigues (PSD).

 

Quórum

No palanque estavam o governador Raimundo Colombo, o presidente estadual do PSD e outro postulante ao cargo, deputado Gelson Merísio, os deputados federais Esperidião Amin (PP) e João Paulo Kleinubing, e o deputado Altair Silva. Lideranças do PMDB e PSDB não participaram do evento, mas enviaram mensagens parabenizando o parlamentar.