Blog do Prisco
Coluna do dia

O fim da novela

Embora a principal liderança do PL catarinense, o senador e pré-candidato ao governo, Jorginho Mello, ainda não tenha feito nenhuma manifestação oficial (cautela e caldo de galinha não atrapalham ninguém em situações como essa), o comando nacional do partido anunciou para o dia 30 deste mês a filiação de Jair Bolsonaro.

Novela que se arrasta desde que o presidente e seus filhos quiseram tomar o comando do PSL e não conseguiram. Racharam os potes com o dono da legenda, deputado Luciano Bivar e bateram em retirada. Há mais de dois anos! Neste período, não faltaram idas e vindas, anúncios, cancelamentos, convites, especulações, projeções e etc.
Até por isso é mais do que compreensível a cautela do senador catarinense.
Agora se confirmar mesmo a filiação do presidente ao PL, Jorginho ganha mais um reforço na sua incansável sanha para chegar ao governo do Estado.

Correligionários

Ostentar na urna o mesmo número do presidente, especialmente em Santa Catarina, favorecerá o senador. Sem sombra de dúvidas.
Outro efeito imediato da filiação de Bolsonaro ao PL: Esperidião Amin pensará mais duas vezes antes de tentar pela quinta vez chegar ao comando de Santa Catarina.

Aliança em perspectiva

Bolsonaro esteve com um pé e meio no PP, o que certamente levaria o senador progressista a concorrer novamente.
Neste cenário, fica ainda mais viável a possível aliança entre o PL e o PP em Santa Catarina. Jorginho tenta viabilizar a deputada Angela Amin como sua candidata a vice.

Articulação

O anúncio do PL ocorreu depois de reunião entre o presidente nacional do partido, Waldemar da Costa Neto e o presidente da República. Isso depois da carta branca que Waldemar recebeu para negociar a vinda de Bolsonaro. Um dos grandes articuladores foi o próprio Jorginho.

Acordo desfeito

Bolsonaro não se filiaria ao PL se o partido mantivesse o acordo com o PSDB em São Paulo. Ali, João Doria, desafeto do presidente, costurou o apoio do PL ao seu vice governado, Rodrigo Garcia. Segundo Waldemar da Costa Neto, o PL não estará no projeto tucano no estado paulista.

SPU revigorada

A Superintendência do Patrimônio da União de Santa Catarina (SPU-SC) cede imóvel no valor de R$ 14.650.000,00 (quatorze milhões seiscentos e cinquenta mil reais) para atendimento de politica pública de segurança energética.
A Cessão Gratuita foi assinada hoje (23), o imóvel tem 116.935,2 m² e está situado entre Santo Antônio de Lisboa e Ratones.

Segurança energética

Segundo o Superintendente da SPU Nabih Henrique Chraim, contribuir para Segurança Energética dos moradores da região é fundamental. Com a instalação desta linha de transmissão representará um aumento de 23% na capacidade dos sistemas de energia elétrica que atendem a Ilha de Santa Catarina.

Prêmio

Pré-candidato ao governo do Estado, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), ganhou importante reconhecimento nesta semana. O município que ele comanda ficou em primeiro lugar do Brasil no Prêmio Band Cidades Excelentes em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
O instrumento empregado na avaliação foi o Índice de Gestão Municipal Aquila, que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país.