Blog do Prisco
Manchete

O fim da Secretaria Executiva do Meio Ambiente

Pelos gabinetes estratégicos do Centro Administrativo, está em gestação a chamada minirreforma administrativa do governo Moisés da Silva.

Integrantes do governo vão começar a conversar com os deputados sobre essa pauta na semana que vem. O projeto deverá ficar pronto até o fim de março, quando o governador projeta que poderá enviar o texto para a Assembleia Legislativa.

Dois encaminhamentos mais objetivos estão na mira de Moisés da Silva e assessores. A extinção da Secretaria Executiva do Meio Ambiente é prioridade. Todas as questões relacionadas a este tema tão delicado ficarão sob o guarda-chuva do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para evitar sobreposição de pastas e funções.

Um empresário, por exemplo, que deseja investir no estado, resolverá tudo no IMA, diminuindo a burocracia e a enrolação.

Já a Secretaria Executiva de Relações Internacionais, hoje vinculada ao gabinete do governador, será transferida para a pasta do Desenvolvimento Econômico. A lógica é a mesma. Centralizar os encaminhamentos e decisões num só lugar. Neste caso, sobretudo os investimentos externos e o comércio exterior do estado. Luciano Buligon, que assumiu recentemente o Desenvolvimento Econômico, ficará ainda mais fortalecido, pois sob sua gestão já foi incluído o InvestSC.

Neste mesmo diapasão, também em março, o governo entabulará conversas com os deputados para a apresentação de um novo texto da Reforma da Previdência. Que nada terá a ver com o projeto que foi relatado, ano passado, pelo deputado Maurício Eskudklark e que acabou desfigurando o projeto encaminhado pelo governo.