Blog do Prisco
Coluna do dia

O futuro do MDB

Três dos principais líderes atuais do MDB-SC, os deputados federais Celso Maldaner (presidente da seção estadual da legenda) e Carlos Chiodini; e o prefeito reeleito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, entabularam longa conversa, esta semana, no município praiano de Barra Velha. A agenda foi organizada por Chiodini.
A partir do resultado do pleito municipal do ano passado, os emedebistas já vão deixando claro que o projeto é lançar cabeça-de-chapa no pleito estadual de 2022.
Lunelli hoje é um dos nomes mais cotados e que se fortalece, ao natural, internamente. Conquistou uma reeleição histórica em Jaraguá, município conhecido pela exigência de seus eleitores. Lunelli, aliás, já entrou para a história do pujante município do Norte catarinense. Foi o primeiro prefeito reeleito da história da cidade. Um feito que merece atenção. Também porque ele chegou lá com mais de 70% dos votos válidos, resultado inconteste.
Maldaner destacou que os 96 prefeitos eleitos pelo MDB em 2020 pavimentaram o “caminho para grandes nomes se lançarem em 2022.”
O partido segue sendo o líder em número de prefeitos no estado.

Baleia presidente

De olho em 2022, os emedebistas com mandato federal, contudo, também estão focados agora na eleição à presidência da Câmara dos Deputados.
O correligionário paulista Baleia Rossi é o nome do partido para a sucessão de Rodrigo Maia (DEM).
Os quatro congressistas do MDB catarinense – Maldaner, Chiodini, Rogério Peninha e Dário Berger – recebem Rossi em Florianópolis nesta segunda-feira, 11.

Café de projetos

A primeira-dama do estado, Késia Martins da Silva, recebeu a deputada Paulinha da Silva, na Casa da Agronômica, para um café com a pauta de projetos na área social.
A economista Pilar Sabino também participou do ágape feminino. Ela coordena o Escritório de Projetos da parlamentar pedetista.

Por osmose

Moisés da Silva segue dando sinais de que realmente pretende fazer uma nova etapa nestes dois anos finais de seu primeiro mandato.
Passou a se relacionar com prefeitos, deputados, empresários e servidores públicos de outros poderes. Também vem cumprindo agendas no interior com frequência.
Se o chefe continuar nesta batida, ou alguns assessores mudam também ou vão ser atropelados pelos fatos!

Sem privilégios

Rodrigo Livramento e Sirley Shappo, vereadores do Novo de Jaraguá do Sul, assinaram ofício e o protocolaram junto à presidência da Câmara, abrindo mão de vários privilégios. Eles se comprometeram a não usar carros oficiais nem motoristas pagos com dinheiro público. Bem como abrem mão de celular pago pela Câmara, diárias e o custeio de cursos.

Recomeçar é preciso

O Governo do Estado encaminhou nesta quinta-feira, 7, à Assembleia Legislativa (Alesc) a Medida Provisória (MP) 234, que institui o Programa RecomeçaSC, de estímulo à reconstrução e retomada dos negócios afetados por desastres naturais ou catástrofes climáticas, como enchentes, deslizamentos e ciclones. O projeto prevê crédito subsidiado para empresas com prejuízos que estejam sediadas em municípios com estado de calamidade pública decretado.