Blog do Prisco
Coluna do dia

O PMDB de sempre

Ainda da série PMDB início de 2017.  Michel Temer indicou para a vaga de Teori Zavascki, o ex-ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que até ontem era o advogado do governo. Além de ser filiado ao PSDB, umbilicalmente ligado a Geraldo Alckmin e, para fechar, fez a defesa de Eduardo Cunha. Uma verdadeira temeridade o que estão fazendo politicamente! Evidentemente que o presidente tem o direito de nomear seu ministro da Justiça para o STF. Desta forma, procederam José Sarney (Paulo Brossard), Fernando Henrique Cardoso (Nelson Jobim), Lula da Silva (Dias Toffoli, que foi advogado do partido, e Ayres Britto, que chegou a ser presidente do PT de Sergipe).

Considerando-se, contudo, o momento político, no contexto da Lava Jato, com o próprio Temer arrolado nas investigações e citado em delações, assim como grande parte da cúpula do PMDB, a escolha deveria recair sobre um nome técnico. Não se fala aqui da qualificação de Moraes (ele tem formação, é preparado), mas o momento foi absolutamente equivocado. Até porque ele será o revisor das decisões de Edson Fachin em todas as ações da força-tarefa que envolvam o presidente da República, Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira.

 

Currículo

Alexandre Moraes é jurista, constitucionalista, professor; foi promotor de Justiça, secretário de Segurança Pública, enfim, tem um currículo diferenciado e possui vasto conhecimento jurídico. Mas poderia entrar na fila para o STF, até porque tem 49 anos e só será alcançado pela aposentadoria compulsória daqui 25 anos!

 

Casa nova

PSD inaugura novo diretório, aberto sem festa e sem pompa, já com a primeira reunião de trabalho da executiva do partido. A estrutura é mais ampla, na região central e próxima da Assembleia Legislativa.

 

PMDB é o alvo

Participaram das discussões o deputado Gelson Merisio, presidente do PSD, o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, o ex-senador Geraldo Althoff, coordenador das ações da legenda para a majoritária, a presidente da Fecam e prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, entre outras lideranças das alas feminina e jovem. Na pauta: o planejamento da legenda em 2017, já de olho nos desdobramentos de 2018, onde o partido tem candidatura e deve enfrentar a legenda que, hoje, é a maior do Estado, o PMDB.

 

Branco nos EUA

Diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Ênio de Andrade Branco participou, em San Diego e San Jose, na California, da Distributech, Conference & Exhibition, uma das maiores feiras de inovação para o setor de geração de energia e telecomunicações no mundo.

Tinha retorno previsto para ontem à noite. O catarinense representou a energética estadual, mas interagiu, nos EUA, com diretores da Eletropaulo, Equatorial, Eletrosul, Eletrobrás, Cemig, Copel e Energisa, só para ficar nas companhias brasileiras.

 

Celesc Telecom

A delegação nacional teve 19 participantes de nove empresas. Em sua explanação, Ênio  Branco detalhou, aos participantes do evento, o projeto da futura Celesc Telecom. Foi na sede da Cisco, gigante mundial de tecnologia.

 

Gesto de Mariani

O deputado federal Mauro Mariani fez uma visita de cortesia ao prefeito de Rio Negrinho, Julio Ronconi O encontro foi acompanhado ainda pelos vereadores Pablo Ribeiro, Silvio Kuss e Liliana Schroeder Jurich. O atual alcaide venceu a eleição no ano passado, batendo justamente o candidato apoiado pelo líder peemedebista.

 

Conte comigo

Durante o encontro, Mariani colocou-se à disposição de Julio para buscar recursos para Rio Negrinho. “Pode contar com a gente”, frisou o deputado, ressaltando que acompanhará pessoalmente os projetos da cidade junto ao governo federal.