Blog do Prisco
Coluna do dia

O primeiro debate do segundo turno

Transcorreu de forma tranquila, sem maiores enfrentamentos, o debate entre aos candidatos ao governo do Estado, promovido pelo SBT na segunda-feira à noite.

Gelson Merisio foi quem tomou mais a inciativa de confrontar algumas situações com o Comandante Moisés, seu oponente.

O postulante do PSD mostrou ter mais conhecimento de alguns temas do Estado. Já Moisés foi um pouco mais superficial, embora tenha apresentado propostas, mais o candidato com mais desenvoltura foi Merisio.

O pessedista procurou passar a ideia de que não é possível escolher apenas o número do futuro governador ou votar em alguém que tenha o apoio do favorito na disputa presidencial.

 

Bolsonaro disputado

Merisio insiste nesta tecla e também se apresenta como alguém que apoiou Jair Bolsonaro no primeiro turno das eleições e que pode receber os votos dos eleitores do líder nacional do PSL. É uma estratégia correta. O pessedista também tentou vincular seu oponente, o Comandante Moisés, ao MDB. Disse que o partido está por trás do projeto do pesselista.

 

Apoios e compromisso

Moisés admitiu que está recebendo apoios de outros partidos, inclusive do PP, que está coligado com Merisio. Reafirmou, contudo, que não tem compromisso com ninguém. A principal abordagem política de Moisés é a vinculação com Bolsonaro, apresentando-se como o candidato dele em Santa Catarina. Ele deixou claro que quem está querendo apoiar o vencedor do primeiro turno da eleição nacional agora tem a oportunidade de o apoiar na disputa estadual.

 

Governo e mudança

Moisés assinalou, ainda, que seu adversário apresenta alternativa para isso ou aquilo mesmo estando no governo há 12 anos, sendo que por quase oito anos, o PSD teve o governador de Santa Catarina.

A tática do Comandante é consolidar a tese de mudança completa na política local.

 

Mais professores

O governador Eduardo Pinho Moreira, acompanhado da secretária da Educação, Simone Schramm, anunciou, na tarde desta segunda-feira, que o governo fará a segunda chamada para mais mil professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino. No ato, em Florianópolis, também foram homenageados, com uma menção honrosa, três docentes que representaram os quase 70 mil professores, entre ativos e inativos, no Dia do Professor.

 

FRASE

“A manifestação pública dos dois candidatos de que não pretendem alterar o texto da Constituição através de uma Constituinte ou de qualquer outro recurso extemporâneo é fundamental  para a tranquilidade do País e o bom andamento do pleito.” Trecho de nota da ABI sobre o contexto de segundo turno na disputa presidencial deste ano.

 

Presidência

Senador eleito pelo PDT do Ceará, Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, já está se posicionando no tabuleiro nacional como postulante ao cargo de presidente do Senado. Ele está atacando o PT e pretende enfrentar o senador reeleito e ex-presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, do MDB.