Veio em boa hora o anúncio, feito pelo secretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus, de que Santa Catarina terá um segundo radar meteorológico nos moldes daquele que já opera em Lontras (foto)
, no Alto Vale do Itajaí.
Hobus evitou dar maiores detalhes sobre o projeto, mas adiantou que o governador liberou o lançamento da licitação, prevista para ir à praça agora em outubro. O local do novo radar ainda não foi definido, mas tem tudo para ser construído na região de Chapecó. O trabalho neste sentido, capitaneado pelo diretor de prevenção da Defesa Civil, Fabiano de Souza, começa nos próximos dias.
De acordo com Hobus, a estrutura atual assegura cobertura de 77% do território catarinense, permitindo a antecipação, com margem de segurança, de desastres naturais. O objetivo é chegar a 100% de cobertura no Estado.
Desde quinta-feira passada, segunda a própria Defesa Civil, 24 municípios foram afetados por evento climáticos adversos. O volume de ocorrências chegou a 28 ontem, contabilizados aí vendaval, granizo e chuvas torrenciais.
Foto: Secom, arquivo, divulgação






