Blog do Prisco
Coluna do dia

Oportunismo sem precedentes

Oportunismo sem precedentes

Completamente distanciada da realidade das ruas, manifestada por milhões de brasileiros no domingo, a deliberação do PMDB em convenção nacional, realizada um dia antes. Estabelecer aviso prévio de 30 dias, que podem se desdobrar em 60, para romper com o governo Dilma e entregar os generosos cargos federais que o partido ocupa (pelo menos um terço da esplanada) é de um de oportunismo ímpar.

Um observador mais atento identifica o seguinte neste encaminhamento absurdo: 60 dias deve ser o tempo de duração do processo de impeachment de Dilma Rousseff no Congresso. Degola que pode acontecer, inclusive, com os votos do próprio PMDB que, neste caso, sequer precisaria sair do governo. Muito antes pelo contrário. Assumiria a presidência da República com Michel Temer e ampliaria sua presença na pesada máquina estatal! Ou seja, em nenhum momento o partido pensou, de verdade, em abandonar a nau, atitude que isolada já soaria como tremendo oportunismo. Atitude que caracteriza motivação sobejamente fisiológica. Ao fim e ao cabo, o PMDB inovou no quesito bravataria.

 

Balela

Posando de moralista, o PMDB agora não vai aceitar a Secretaria de Aviação Civil. Pirotecnia pura. O partido comanda pastas do quilate de Saúde, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Minas e Energia e Turismo, além da Secretaria de Portos.

 

DNA

Vale lembrar que o PMDB é governo desde Itamar Franco. Ficou com FHC em seus oitos anos. Apoiou José Serra em 2002, mas logo em seguida à posse de Lula da Silva já se bandeou para os lados do PT, onde permanece até hoje!

 

Recado ao PP

Prefeito Cesar Souza Junior já comunicou o secretário de Finanças de Florianópolis, Edson Caporal, que ele está sendo desligado do cargo. Caporal é do PP e encarnava a própria extensão de Angela Amin, a quem é muito ligado, no governo municipal. A exoneração do progressista ocorre porque o PP não se posicionou até o fim de semana sobre a continuidade ou não da aliança com o PSD na eleição deste ano na Capital. Foi um recado.

 

Vem mais

Se este posicionamento não ocorrer logo, os demais progressistas ocupantes de cargos na prefeitura também serão desligados. Além disso, a saída de Caporal significa que a “fonte vai secar” para o PP.

 

Alternativas

Diante da indefinição do PP, o PSD articula alternativas. Há conversas com o DEM, o PR e o PSDB. O PSB, se não compor com César Junior, necessariamente lançara candidato próprio. Na outra ponta, o deputado Gean Loureiro (PMDB) está em adiantadas conversas com o PDT e o PTB. Ou seja, os encaminhamentos podem isolar o PP, o que pode forçar os progressistas a aceitarem, mais adiante, uma composição!

 

Novo presidente

Ex-presidente do BRDE, o engenheiro e professor aposentado José Augusto Oliveira toma posse nesta terça-feira, 15 de março, como presidente da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (FAHECE). Ele sucede Tertuliano Xavier de Brito que comandou a Fundação nos últimos quatro anos.

 

PDT forte

O PDT de Correia Pinto, presidido por Valdemiro Fernandes, Miro,  filiou recentemente 20 pré-candidatos a vereador. No ato, a legenda também lançou seus pré-candidatos a prefeito e a vice, Almir Bitencourt e Sandro Pinheiro, que atualmente é gerente do Sicoob. Um dos momentos mais esperados pelos pedetistas foi a filiação do pastor Tadeu, pertencente a igreja Quadrangular, que conta em torno de 1200 fiéis na cidade serrana.