Blog do Prisco
Coluna do dia

Oposição se articula

O ex-deputado federal Décio Lima foi reconduzido, sexta-feira, para novo mandato à frente do PT catarinense. Permanecerá na proa partidária por mais quatro anos.

Certamente, a posse marca um novo momento da oposição em Santa Catarina e no Brasil.

Até hoje, Jair Bolsonaro não teve oposição verdadeira. Uma ou outra ação/questão pontual por parte de parlamentares do PT, do PCdoB, do PSOL, mas nada articulado, sistemático, sobretudo no Congresso Nacional.

A partir da soltura de Lula da Silva, os petistas iniciam uma reorganização visando, ainda, a eleger prefeitos e vereadores no ano que vem. Embora o ex-presidente não desfrute da popularidade que teve um dia e hoje encontre dificuldades de circulação, vivendo até situações constrangedoras em função do seu passado, o fato é que o catarinense vai pegar carona na liberdade de Lula da Silva.

Além de amigos e correligionários, os dois são compadres. Décio Lima batizou Lurian da Silva, filha do ex-metalúrgico.

Estado

 O mesmo pode valer para Santa Catarina, onde Moisés da Silva também ainda não sabe o que é ter contra si uma oposição organizada. Curiosamente, até aqui foi o próprio PSL quem mais bateu de frente com o governador. Olhando-se de forma mais apurada o cenário, percebe-se que o PT está na sua versão mais light na Assembleia Legislativa. Gelson Merisio deu uma entrevista e sumiu do cenário.

Observando

 E os senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello, embora tenham claras pretensões com vistas ao pleito de 2022, concentram-se mais em Brasília. Jorginho, aliás, vem tricotando com os apoiadores de Jair Bolsonaro, mas tem evitado caneladas explícitas no governador. Tanto lá como cá, o quadro tende a mudar com Lula da Silva organizando o barulho contra os governos da vez.

Caneta

Moisés da Silva vem usando uma das maiores armas de um governador: a caneta. Somente para o Sul, onde ele esteve novamente na quinta-feira, já foram anunciados mais de R$ 50 milhões para obras. Os deputados aliados – sobretudo de MDB, PDT e PP – não perdem uma chance de posar para fotos e discursar ao lado do mandatário.

Saldo Negativo

Em palestra realizada no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o delegado Saulo Figueiredo Pereira, da Receita Federal, destacou que “o primeiro passo da arrecadação é a orientação ao contribuinte”. Ao lado dele, os auditores fiscais Rogério Penna e Roger Corrêa, que integram o Sindifisco Nacional/Delegacia Sindical de Florianópolis, explanaram sobre o trabalho que culminou com a Operação Saldo Negativo.

Bolada

A ação desencadeada recentemente pela Receita Federal desarticulou uma quadrilha que causou um prejuízo de cerca de R$ 2,3 bilhões aos cofres públicos. A investigação identificou ainda a participação de 3.500 empresas de todo o País na fraude. “Somos técnicos, somos éticos e, se erramos, temos que reconhecer e debater para que não ocorra novamente”, disse o presidente do CRC-SC, Marcelo Alexandre Seemann, ao lembrar da importância do sigilo do código de acesso aos certificados digitais.

Literatura

 Ex-presidente da Celesc, empresário Cleverson Siewert, lança, no dia 2 de dezembro, o Livro Cenário e Perspectivas. É a primeira obra do gestor, que se notabilizou para a vida pública nos governos de Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo.