Blog do Prisco
Notícias Últimas

Palhoça comemora Semana do Meio Ambiente com vários eventos

Programação inclui limpeza da foz do Rio Imaruim, distribuição de mudas e exposição de fotos temáticas.

 

Entre os dias 3 e 9 de junho, a Prefeitura desenvolve uma programação relativa à Semana do Meio Ambiente, com vários eventos, por meio da Fundação Cambirela do Meio Ambiente (Fcam), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar Ambiental e Epagri.

 Segundo o presidente da Fcam, Anestor Denoni, o evento tem por objetivo aumentar a consciência dos palhocenses sobre o meio ambiente, principalmente as novas gerações, onde se encaixam os estudantes, com regras de preservação e legislação pertinente. “É muito importante que os jovens se envolvam em causas preservacionistas, pois disso depende o futuro da vida no planeta”, comentou Denoni.

Palhoça é o cenário ideal para a realização de eventos sobre preservação ambiental. De acordo com estudos recentes, o município da Grande Florianópolis possui um dos maiores mangues de toda a América do Sul. Quase 70% de sua área é composta pela Mata Atlântica, que pertence ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Considerado a maior unidade de conservação do Sul do Brasil, com 90 mil hectares, o que corresponde a cerca de um por cento do território catarinense, o parque se espalha por nove municípios, inclusive Palhoça. O parque protege uma grande biodiversidade e abundância de recursos naturais, com várias nascentes, que abastecem de água potável a região da Grande Florianópolis, entre elas o Rio Cubatão do Sul.

Programação

A programação inclui uma exposição de artigos e equipamentos, animais taxidermizados e fotos da Polícia Militar Ambiental, exposição do Projeto Minhocário (Prefeitura de Palhoça), exposição do Projeto Cores da Terra, da Epagri.

 Na segunda-feira (3), a programação começa com a realização do Seminário Estadual do GTEA-RH08, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, entre 8 e 17 horas.

No mesmo dia, às 10 horas, ocorre a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, no Colégio Ivo Silveira, no centro da cidade. Imediatamente, terá início a visitação ao horto e “Sala Verde”, que são mantidos pela Associação de Pais e Professores e alunos do colégio.

Na terça-feira (4), durante todo do dia, serão desenvolvidas oficinas ambientais, com vagas limitadas, em vários pontos do Colégio Ivo Silveira, com a participação de professores e ambientalistas.

Quarta-feira (05), Dia do Meio Ambiente, a programação prevê, entre 8 e 17 horas, um programa de doação de mudas de árvores nativas e frutíferas na Praça Sete de Setembro. Esse evento contará com a participação dos alunos monitores da Sala Verde do Colégio Ivo Silveira e da Escola de Samba Nação Guarani, que fará uma apresentação especial com o enredo “Do Lixo ou Luxo”.

Evento significativo está agendado para quinta-feira (6), com início previsto para as 8 horas, quando um batalhão de ambientalistas, conservacionistas, estudantes, professores e outros voluntário promoverão uma faxina na praia do bairro Ponte do Imaruim, mais exatamente na localidade conhecida como “Comunidade da Praia”, no encontro do Rio Imaruim com o mar.

Na sexta-feira (7), durante todo o dia, serão desenvolvidas oficinais com temática do meio ambiente, no Colégio Ivo Silveira.

Do dia 8, sábado, das 10 às 22 horas, haverá doação de mudas no Shopping Via Catarina e, simultaneamente, uma exposição de fotos com temáticas ambientalistas.
Essa programação, com distribuição de mudas e exposição fotográfica no shopping, terá sequência no domingo (9), quando ocorrerá a votação dos melhores trabalhos do “Concurso Fotográfico: Meio Ambiente em Fofo – Paisagens do Cotidiano”, realizados por estudantes da rede municipal.