Blog do Prisco
Coluna do dia

Pandemia crônica de falta de inteligência

Emblemática a reviravolta no Campeonato Catarinense. Que se adiantou em relação a tantos outros estados, mas que viu-se obrigado a recuar à última casa. Foi do reinício à nova suspensão da competição depois de que 14 integrantes da equipe (comissão técnica, inclusive) da Chapecoense testaram positivamente para o Covid19.

Assim, no fim de semana em que 38 catarinenses perderam a vida para o Corona, o maior número até aqui, os jogos de futebol voltaram ao freezer.

É nesse contexto de crescimento da pandemia em todo o território que governo do estado voltou a dar algum sinal de protagonismo nesses dias sombrios. Depois, regitre-se, de ser cobrado duramente pelo Ministério Público e por órgãos de imprensa.

O Centro Administrativo havia transferido a responsabilidade das medidas restritivas aos municípios, já que as realidades variam muito. Ok, atitude correta. Mas isso não é um salvo-conduto para o Estado pegar férias e deixar os prefeitos na linha de tiro sem qualquer apoio.

Em cima do lance

Cobrado pelo MPSC, que salientou a responsabilidade solidária entre os entes municipais e o estadual, o governo de Moisés da Silva avaliava ontem novas restrições.

Sem aulas

A começar por shows, que devem seguir em stand by. Aquela previsão de retorno das aulas presenciais em Santa Catarina, em 4 de agosto, podem esquecer. Enfim, muita coisa ainda vai acontecer, mas passou da hora de todas as autoridades remarem para o mesmo lado. Esquecerem das eleições, das picuinhas, das brigas, das disputas, das rixas, e focarem no combate à pandemia. Sob pena de a grande maioria acabar como vítima do vírus. Física e eleitoralmente falando.

Percentual

Ontem, veio a notícia de que o deputado estadual Volnei Weber está aguardando a confirmação e que também pode estar contaminado pelo Covid19. Em caso de positivo para Weber, o vírus terá contaminado quatro dos 40 deputados estaduais, ou 10% da Casa Legislativa.

Máscara, cara-pálida

Mesmo assim, deputado Vicente Caropreso, que é médico, precisou fazer um apelo para que os colegas usem máscaras no plenário e nas dependências da Casa. Chega a ser surreal tal situação.

Limpeza

A Secretaria Executiva de Articulação Nacional adotou medidas preventivas de higienização contra a Covid-19 em todos os departamentos. Em Brasília, o protocolo aplicado está sendo o orientado pela Vigilância Sanitária do DF.

Da mesma forma, a estrutura da SAN em Florianópolis está recebendo medidas de sanitização de acordo com o protocolo recomendado pela Vigilância Sanitária do estado.

O secretário

Respeitando as orientações, a secretaria em Brasília ficará em trabalho remoto pelos próximos sete dias. Já na capital catarinense, os servidores continuam em trabalho remoto, seguindo o decreto municipal.

Por precaução, o secretário da SAN, Lucas Esmeraldino, segue internado no Hospital SOS Cárdio, mas tem seu estado de saúde estável.

Interna corporis

Depois de ouvir mais de 30 depoimentos desde que foi instalada em maio último, a CPI dos Respiradores terá uma semana com reuniões de trabalhos internos nesta próxima terça e quinta-feira, também para analisar documentação reunida até agora. “Além dos depoimentos, os membros da comissão também se baseiam em análise de documentos para aprofundar as investigações”, afirma o relator deputado Ivan Naatz (PL), acrescentando que na sequencia também poderá haver eventual reinquirição de testemunhas, se for o caso de esclarecer dúvidas, além de analisar fatos novos que podem surgir nos próximos dias.