Blog do Prisco
Manchete

Para zerar filas na saúde, Décio Lima defende sistema único estadual

Candidato se reuniu com diretoria do Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí

O candidato da Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade), Décio Lima, afirmou nesta quarta-feira (14) que pretende instituir um sistema único para a saúde de Santa Catarina, como forma de integrar a rede hospitalar e reduzir a fila para cirurgias eletivas, que hoje afeta 140 mil catarinenses.

Segundo ele, que se reuniu com o corpo diretivo do Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí, é preciso integrar os atendimentos da rede estadual e das unidades filantrópicas, para dar mais autonomia de custos e operação para as unidades de saúde.

“A rede filantrópica segue a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que não é a do mercado, mas atende os casos de alta complexidade. Me comprometo a criar um sistema único em Santa Catarina e fazer uma partilha igualitária na rede”, disse Décio Lima.

Décio ressaltou que irá recuperar os investimentos para a saúde – que vêm sofrendo cortes – e para o Hospital Regional do Alto Vale a partir da eleição do ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto por larga margem.

“Farei tudo que puder, pela relação que tenho com Lula, para ajudar a trazer investimentos e trazer resultados para nosso estado e esse hospital”, salientou.

Ampliação
Durante a reunião, Décio recebeu da diretoria do hospital um projeto prevendo a ampliação da unidade regional do Alto Vale do Itajaí, e se comprometeu a dar andamento às demandas como governador. Estão previstas novas aquisições de equipamentos, melhorias na infraestrutura de pronto socorro, entre outras necessidades.

Desenvolvimento do estado
Após a reunião, Décio reforçou a intenção de estimular o desenvolvimento de Santa Catarina por meio de uma atuação em conjunto com as 21 microrregiões definidas pela Fecam (Federação Catarinense de Municípios). Com isso, pretende implementar 21 institutos estaduais profissionalizantes em todo estado.

“Quero trazer investimentos que foram paralisados de volta para Santa Catarina e governar com as 21 microrregiões da Fecam. Vamos criar também o Banco do Povo, para oferecer microcrédito subsidiado aos pequenos investimentos”, disse, a jornalistas.

foto>Denner Ovidio, divulgação