Blog do Prisco
Notícias Últimas

Parceria entre UFSC e FECAM conta a história das prefeitas catarinenses

Santa Catarina possui 30 mulheres ocupando o mais alto cargo do executivo municipal atualmente. As histórias de algumas dessas prefeitas serão narradas em um projeto da  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizado em parceria com a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM).

O projeto “MANDONAS: Memória e História das Prefeitas de Santa Catarina” busca “dar mais visibilidade a estas mulheres, incluir estas histórias no ensino escolar, estimular que as meninas queiram participar da vida política e promover o respeito às mulheres que são lideranças políticas, que são costumeiramente chamadas de ‘mandonas’”, ressalta Teresa Kleba Lisboa, professora da UFSC que está à frente do projeto.

Um documentário, que compila todos esses relatos, será lançado durante o Seminário do Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses, que acontece no dia 06 de março, em Campos Novos. “Em 2021, a FECAM lançou o Movimento das Mulheres Municipalistas em nosso Estado com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres na política. Neste ano, voltaremos com este movimento que é importante e que dá destaque para as nossas prefeitas”, destaca Milena Lopes (foto), prefeita de Vargem e membro da diretoria da FECAM.

O projeto realizado em parceria entre UFSC e FECAM vai ao encontro do objetivo do Seminário Mulheres Municipalistas, que é o de estimular a maior participação feminina em cargos eletivos. Em Santa Catarina, de 2000 a 2022, apenas 107 mulheres foram eleitas para o cargo de prefeitas – número 15 vezes menor do que o de prefeitos homens eleitos, que é de 1.677.

Posts relacionados

Santa Catarina tem dia de trabalho intenso das equipes do Estado em auxílio aos atingidos por fortes chuvas

Redação

Na sede da Defesa Civil, governador monitora situação no Estado com seis municípios em emergência

Redação

Produção industrial catarinense cresce 7,3% no ano até novembro

Redação