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Passagem aérea no Brasil é a mais cara do mundo com o atual desgoverno

“E você que fez o L? Esperando ainda a passagem aérea para qualquer lugar do Brasil por R$ 200,00? Esqueça! Olho para o Deputado Federal Silvio Costa Filho, 41 anos, que assumiu o Ministério dos Portos e Aeroportos, um estranho no ninho,  e tenho pena. Totalmente perdido e sem fazer nada, a não ser promessas descabidas. Está se afundando dia a dia. Para se ter uma pequena ideia, viajar de avião ficou mais caro para o brasileiro neste ano. No acumulado até dezembro de 2023, a passagem aérea registrou inflação de 48,11% no IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15). É a maior alta dos bilhetes para um ano fechado desde 2011 – ou seja, em 12 anos. À época, a variação havia sido de 53,1%. Os dados do IPCA-15 foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por ser apresentado antes, o indicador sinaliza uma tendência para os preços no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), também calculado pelo IBGE.
Passagem aérea no Brasil é a mais cara do mundo com o atual desgoverno
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A carestia das passagens foi registrada em meio a um cenário de retomada da demanda por viagens neste ano, após as restrições a deslocamentos na pandemia de Covid-19. Companhias aéreas também reclamam dos altos custos de operação no país, que envolvem, por exemplo, despesas com querosene de aviação e juros. Além disso, querem recuperar as nossas custas o que perderam durante a pandemia. Não vai rolar mesmo. A variação das passagens aéreas em 2023 (48,11%) foi a segunda maior entre os 367 subitens (bens e serviços) que compõem o cálculo do IPCA-15. O programa Voa Brasil foi uma verdadeira piada foi adiado não se sabe para quando. Nós também iríamos pagar essa conta. No mês passado, as três principais companhias aéreas que atuam no Brasil (Azul, Gol e Latam) anunciaram um plano de universalização do transporte aéreo. O objetivo era lançar preços mais baratos para voos domésticos. Dessa forma seria praticamente um cartel e, sem concorrência, novamente nós pagaríamos essa conta salgada. Em dezembro, enquanto o índice como um todo subiu 0,40%, a passagem aérea teve alta de 9,02%. A maior pressão sobre o IPCA-15 veio dos bilhetes, conforme o IBGE.
Passagem aérea no Brasil é a mais cara do mundo com o atual desgoverno
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Evidentemente que com toda essa carestia, as companhias aéreas estão com baixa oferta em um momento de alta demandadas férias e temperaturas elevadas. A informação é do professor José Carlos de Souza Filho, da FIA Business School. Enquanto isso, o pobre ministro dos Portos e Aeroportos disse se comprometer em: Baixar o preço do querosene de aviação, que seria responsável por 40% do custo, junto à Petrobras; Utilizar recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil como garantia em operações de crédito para empresas nacionais afetadas pela pandemia. A proposta facilita o acesso ao crédito e reduz custos das companhias; Estímulo de novas companhias: a entrada de empresas de baixo custo no Brasil que tem por objetivo aumentar a concorrência e criar novos nichos de mercado; Programas de investimentos em aeroportos regionais: investimentos da ordem de R$ 6,2 bilhões em programas de concessão e de R$ 5 bilhões de investimentos públicos e privados no plano de aviação regional; Medidas para combater o excesso de judicialização: com custo de R$ 1 bilhão ao ano para as companhias, a pasta busca alternativas para reduzir o alto índice de judicialização no setor aéreo. E da-lhe discursos e comprometimentos que nunca saem do papel. Pede pra sair ministro! Tudo isso é a ponta do iceberg.”