Blog do Prisco
Destaques

Paulo Brincas assume OAB-SC

O advogado Paulo Marcondes Brincas tomou posse nesta sexta-feira na presidência da OAB-SC. Ele sucede no cargo Tullo Cavallazzi Filho, eleito para integrar o Conselho Federal. O ato, protocolar, teve apenas a presença de diretores e alguns conselheiros. A solenidade oficial, com autoridades e convidados, será dia 18 de fevereiro, no Centrosul, na Capital.

A nova diretoria dará continuidade ao trabalho realizado nos últimos três anos, com ênfase na defesa das prerrogativas profissionais, fiscalização, inclusão digital e apoio na construção de um projeto de assistência jurídica gratuita.

Brincas chega à presidência após uma vitória expressiva sobre seu adversário – quase 70% dos votos válidos. A grande diferença é atribuída à série de conquistas de seu antecessor. Em três anos, Cavallazzi obteve o pagamento de uma dívida histórica com os defensores dativos, a suspensão de prazos (férias) em todos os Tribunais e ainda criou uma procuradoria para defender as prerrogativas da profissão. Como resultado do trabalho, nas eleições de novembro algumas das maiores subseções nem lançaram candidatura de oposição, facilitando a vitória do candidato da situação.

O novo presidente da OAB-SC tem uma longa ficha de serviços prestados à entidade. Paulo Brincas já ocupou diversos cargos de direção e coordenou a Comissão Nacional do Jovem Advogado. Nos últimos três anos, presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados de SC. É especialista em Direito Comercial e mestre em Direito Empresarial. Por mais de 10 anos foi professor universitário, lecionando na UFSC e Escola Superior da Magistratura, dentre outras instituições.

Ao seu lado, foram empossados os advogados Luiz Mário Bratti (vice-presidente), Maurício Voos (secretário-geral), Cláudia Prudêncio (secretária-geral adjunta) e Rafael de Assis Horn (tesoureiro). Na Diretoria da CAASC, assumiram Marcus Antônio Luiz da Silva (presidente), Luciano Demaria (vice-presidente), Jerri José Brancher Júnior (secretaria-geral), Rafael Búrigo Serafim (secretaria-geral adjunta) e Liziane Santos da Silva Peixoto (tesoureira).

Brincas assina termo de posse