Blog do Prisco
Coluna do dia

Peemedebistas crescem

Pesquisa Ibope divulgada no fim de semana pelo Grupo RBS, com as devidas ressalvas que devem ser feitas a todas as pesquisas, foram comemoradas pelo PMDB. Em Florianópolis, Gean Loureiro deu um salto, chegando a 35% das intenções de voto. Na outra ponta, o cenário mostra Angela Amin com perdas. Atingiu 27%.

Os números de momento são ainda mais favoráveis a Gean quando considerados os índices de rejeição. Angela está perto do limite considerado tolerável para a viabilidade de uma candidatura, enquanto a de Gean caiu. Resta saber se este recorte foi de momentâneo ou se aponta para uma tendência há duas semanas do pleito.

Em Joinville, Udo Döher também saltou na frente, crescendo dez pontos percentuais. É uma performance robusta. Marco Tebaldi agora aparece na segunda colocação, dentro da margem de erro, mas à frente de Darci de Matos. Entre os três primeiros, Udo, evidentemente por estar no poder, tem a maior rejeição, seguido por Tebaldi e Darci. Este último, tem um índice baixíssimo de rejeição, o que pode ser um fator favorável na reta final da disputa.

Nas simulações de segundo turno no maior colégio eleitoral de Santa Catarina, tudo absolutamente embolado. Como o tempo de TV no segundo round é igual, fica complicado fazer projeções. O jogo está aberto. O que parece uma tendência consolidada é que o atual prefeito carimbou o passaporte para o segundo turno.

 

TV e aliados

No caso de Gean Loureiro, ficou escancarado que a grande coligação que ele formou, com 15 partidos, está fazendo a diferença neste momento. Além de ter um exército de candidatos a vereadores pedindo votos nas ruas, o peemedebista tem muito mais tempo de TV.

 

Desgaste

Também parece estar funcionando a estratégia de colar Angela Amin à atual administração de Cesar Souza Júnior, que acumula um desgaste brutal. O PSD do prefeito, que desistiu da reeleição, indicou o vice. Mas nunca se pode subestimar a força da ex-prefeita do PP.

 

Realizações

Em Joinville, o fenômeno televisão também parece favorecer Udo Döhler, que agora consegue mostrar obras e ações que realizou. Além disso, o empresário tem a imagem de honesto e trabalhador.

 

Lacuna

Se, nas duas maiores cidades catarinenses, o PMDB vai se fortalecendo, em outros cinco municípios-polo o partido não está na liderança ou é coadjuvante. Em Blumenau, o partido está fora da majoritária. Em Chapecó, sem cabeça de chapa. Em Criciúma, idem. Nas duas cidades indicou o vice. Em Itajaí, Volnei Morastoni aparece em segundo nas pesquisas, mas tem uma missão das mais complicadas até 2 de outubro. E em Lages, apoia o PSDB de Roberto Amaral.

 

Boa notícia

Na contramão da tendência histórica, a área de milho plantada em Santa Catarina deve aumentar na próxima safra. A estimativa é da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri), que lançam relatório com a previsão para safra 2016/17 amanhã, 20, em Florianópolis. A expectativa inicial é de que a área plantada de milho no estado seja 1,57% maior do que na última safra, ou seja, 5.778 hectares a mais de milho grão plantado.