Blog do Prisco
Destaques

Peninha acompanha Marcos Pontes em visita técnica à Base de Alcântara

Parlamentar garantiu apoio em projetos para o Programa Espacial Brasileiro

O deputado catarinense Rogério Peninha Mendonça (MDB) fez parte da comitiva que acompanhou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Pontes, em visita à Base de Alcântara, no Maranhão, durante esta quinta-feira (04). O coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Daniel Freitas (PSL), também acompanhou a visita.

Nesta semana, o Governo publicou uma portaria que autoriza e estabelece regras para o lançamento de foguetes por empresas privadas, como a americana SpaceX. Em declaração, o presidente afirmou que o Brasil entra no seleto grupo de nações que abrigam o lançamento de foguetes privados e que a ação irá garantir bilhões de reais ao país.

Na visita, o Ministro Pontes pediu apoio para o andamento das propostas ligadas ao desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. Vice-líder do Governo no Congresso, Peninha garantiu que irá trabalhar pela causa da ciência e tecnologia. “A área gera milhares de empregos e movimenta a economia. Estou impressionado com a capacidade que temos em Alcântara, foi um grande acerto reinvestir nas atividades”, finalizou o deputado.

Em 2019, Brasil e Estados e Unidos assinaram o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), para que os dois países atuem conjuntamente em Alcântara com o compromisso de proteger tecnologias e patentes de ambas as partes.