Blog do Prisco
Notícias Últimas

Petista de SC e as experiências de São Paulo

Para trazer o diálogo sobre as experiências de inovação realizadas na cidade de São Paulo ao FFQM, Gabriel Kazapi cumpre intensa agenda no município.

O presidente do Fórum Floripa Quer Mais (FFQM), Gabriel Kazapi, esteve em São Paulo para compreender as experiências de inovação daquela administração municipal, que renderam à gestão pública da capital paulista reconhecimento nacional e internacional, sobretudo em relação à revisão do marco regulatório e ao desenvolvimento de projetos urbanos. Durante o dia, ele se reuniu com o prefeito Fernando Haddad (E na foto de capa) e secretários do município.

KAZAPI PREFEITURA SÃO PAULOPara Kazapi, esta foi uma agenda intensa, mas profícua. “Muitas experiências positivas de São Paulo podem ser, a nosso modo, trasladadas para nossa bela Floripa. O Fórum vai cada vez mais se aprofundar nas questões da cidade, diagnosticando-a, bem como irá buscar conhecer as diversas práticas de políticas públicas positivas que possam inspirar um modelo de transformação social, pautado na centralidade do ser humano como destinatário das políticas públicas. A partir do diagnóstico e das boas experiências externas, buscaremos propor um projeto de cidade que queremos”, argumentou.

Durante o encontro Haddad falou das dificuldades de administrar, mas também da compreensão em fazer o bem público e ressaltou a importância de discutir a cidade criando fóruns para envolver a sociedade no processo de transformação. “É preciso aprofundar as ações do Fórum com o intuito de diagnosticar a cidade e propor um projeto humanista para ela”, disse o prefeito.
A cidade tem sido pioneira em diversas ações de inclusão e humanismo, como a criação do Programa de Braços Abertos (DBA), comandado pelo secretário de Segurança Urbana do município de São Paulo, Benedito Mariano. “Atualmente, o DBA é a maior experiência da América Latina em recuperação de dignidade de dependentes químicos”, pontuou.

Kazapi também se encontrou com o secretário adjunto de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF), Gustavo Vidigal, que está é responsável pelo Dialoga São Paulo e agora está à frente do programa “Governo Aberto”. De acordo com ele, o programa é o poder público do século XXI, se configura na agenda 2.0 do combate à corrupção e maus uso do dinheiro público. “Com o Governo Aberto, se intensifica a participação popular, a quintessência da democracia”, afirmou Vidigal.

O presidente do FFQM conheceu de perto a rede cicloviária do município, ele foi recebido pela a superintendente de planejamento da Secretaria Municipal de Transportes, em exercício, Ivete Pontes Oddone e toda a equipe responsável pela implantação das ciclovias na cidade de São Paulo. Ao ser abordada a crítica sobre o suposto baixo uso das ciclovias, Ivete Pontes Oddone foi categórica e disse “façam que eles vem”.

Fotos: divulgação