Blog do Prisco
Destaques

PIB político reunido no Congresso da Fecam

Congresso segue até quinta-feira (14/6) com mais de 200 prefeitos e público superior a 1.500 gestores

O primeiro dia do Congresso de Prefeitos (11/6), organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), conduziu os gestores municipais a troca de experiências e o compartilhamento de desafios na rotina das prefeituras.

Os prefeitos e suas equipes de gestão iniciaram as atividades com temas voltados à planejamento, tecnologia e inovação. Experiências do Banco de Boas Práticas da Fecam, que pretendem levar de uma prefeitura para a outra cases de sucesso, foram apresentadas.

No painel “Conversa com Parlamentares”, avalizado pelos mais de 200 prefeitos presentes, o presidente da FECAM, Volnei Morastoni, entregou documento ao presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Jorginho Melo, solicitando aos parlamentares ações efetivas em relação ao auxílio financeiro dos municípios. Participaram deputados federais e estaduais de Santa Catarina. Para Morastoni, o desequilíbrio nas receitas em função da recente greve vai dificultar ainda mais o fechamento das contas municipais. A FECAM, no auge da paralisação há duas semanas, contabilizou queda de 33% na arrecadação do ICMS dos municípios.

Além da preocupação com o impacto financeiro, os prefeitos solicitaram apoio dos representantes estaduais e federais em questões como: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb); gestão básica da saúde municipal; os desafios do licenciamento ambiental e desenvolvimento econômico; dívidas dos municípios (ICMS e Saúde); além de crise e gestão dos hospitais.

Por fim, o ex-jogador de futebol, Zico, palestrou sobre liderança e profissionalismo. O camisa 10 da seleção brasileira citou o hino nacional como referência e destacou a importância da expressão “braço forte”. “Cada um precisa fazer a sua parte, estar mais unido para ter o país que queremos”, disse. Trouxe sua experiência como técnico de time de futebol no Japão, país referência em educação, e deixou seu recado aos prefeitos: “invistam em educação para ter um povo disciplinado, que respeite e cumpra os seus deveres”. Para encerrar a palestra, Zico reforçou a questão do pensamento de time. “Não existe fórmula mágica, existe trabalho, necessidade de melhorar sempre e preparação para atingir melhores resultados”.

 

Congresso de Prefeitos

O Congresso de Prefeitos realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) prossegue até quinta-feira (14/11), no CentroSul, em Florianópolis. É o maior encontro de gestores públicos de Santa Catarina e estima-se público superior a 1.500 lideranças. Em atividade estão prefeitos, vice-prefeitos, secretários e gerentes municipais, autoridades federais e estaduais, além de servidores públicos de diversas áreas estratégicas, participando de debates e conhecendo produtos, serviços e ações que fazem a diferença nas administrações públicas municipais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Link da programação: https://goo.gl/PD9fPd

 

 

Fotos anexo : (Crédito das fotos Fernando Tubbs)