Blog do Prisco
Destaques

Pioneira em direito sistêmico, OAB/SC lança cartilha

Pioneira na criação da primeira Comissão de Direito Sistêmico no País, a OAB/SC inova mais uma vez e, nesta quarta-feira (5/2), lança a Cartilha da Comissão de Direito Sistêmico, para orientar e promover a ampliação desta metodologia como forma de resolução de conflitos. O material, que estará disponível online na página da Seccional, será apresentado à advocacia catarinense durante reunião aberta que ocorre a partir das 19h, na sede da Seccional, na Capital.

A cartilha produzida pela OAB/SC será usada como base para as comissões de Direito Sistêmico das demais Seccionais em todo o Brasil. O e-book conta com 16 páginas e aborda temáticas que vão do “O que são Constelações Familiares?” a questões pontuais como “Qual o lugar do (a) advogado (a)? e “Quais são as atribuições da Comissão de Direito Sistêmico?”. “Temos defendido que a advocacia precisa inovar em suas práticas, sendo não apenas um agente de promoção da justiça, mas que também atua para a pacificação de conflitos, como forma de buscar respostas mais rápidas e eficazes para a sociedade”, destaca o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.

O Direito Sistêmico utiliza a técnica de constelações familiares, com um olhar que vai além dos fatos descritos em procedimentos processuais, com a meta de transformar posturas litigantes em consensuais. A abordagem costuma levar em consideração também as emoções das pessoas que representam as partes em conflito, buscando identificar a origem do problema e assim encontrando caminhos para a sua solução e evitando novas divergências.

Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC, Eunice Shlieck explica que a cartilha tem como finalidade expandir o movimento sistêmico. “A ideia de criação desse material surgiu durante as reuniões de Comissão, que percebeu a necessidade de criar um conteúdo para a advocacia ter acesso ao que é, o que movimenta e os objetivos do Direito Sistêmico. Com isso, acreditamos ser de relevância os profissionais terem acesso a esse conteúdo, cujo objetivo é proporcionar à classe formas mais amplas de buscar as soluções para conflitos”, explica.

Lançamento – a reunião aberta para o lançamento da Cartilha do Direito Sistêmico acontecerá nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, das 19h às 22h, na sede da OAB/SC. Haverá ainda uma palestra com o advogado do Rio de Janeiro, Sérgio Camargo. A entrada é gratuita. A cartilha é uma iniciativa da OAB/SC, por meio da Comissão de Direito Sistêmico, com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) e Escola Superior de Advocacia (ESA/SC). Profissionais interessados poderão participar e após o lançamento a cartilha ficará disponível para consulta no site da OAB/SC, na seção “Publicações”.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento da Cartilha da Comissão de Direito Sistêmico.
Onde: Sede da OAB/SC – Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4860, Bairro Agronômica, Florianópolis.
Quando: 5 de fevereiro, quarta-feira, das 19h às 22h