Blog do Prisco
Destaques

Plataforma de conectividade para a educação pública será apresentada no Summit Cidades 2022

Solução inovadora desenvolvida pela startup pernambucana Base Mobile combina chip universal e controle de conteúdo, além de outras funcionalidades que dão efetividade ao ensino à distância

Durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2021, milhões de estudantes da rede pública de Ensino Básico ficaram sem aulas por não terem conexão de banda larga em suas residências. E isso aprofundou o déficit de aprendizado histórico no Brasil. Estudo da UFRJ mostrou que, nesse período, crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade social aprenderam, em média, 48% do que seria esperado em aulas presenciais. Pesquisa do Inep, por sua vez, revelou que o percentual de alunos com dificuldade para ler e escrever passou de 15,5%, em 2019, para 33,8%, em 2021.

De olho nesse cenário, a startup pernambucana Base Mobile desenvolveu uma plataforma inteligente de conectividade especialmente pensada para os projetos de ensino à distância dos gestores públicos de educação — considerada a melhor estratégia para recuperar a aprendizagem perdida durante a pandemia. Combinando a tecnologia do chip universal, que permite a troca de operadora de forma remota e, portanto, assegura a estabilidade das conexões de banda larga nas residências dos estudantes, a um sistema na nuvem que bloqueia conteúdos inadequados, o que garante o uso dos recursos públicos para fins educacionais, a solução Conecta+Edu resolve os principais gargalos do ensino à distância no Brasil e será apresentada a prefeitos de todo o país no Summit Cidades 2022, evento que será realizado em Florianópolis entre 23 e 25 de novembro.

“Anteriormente, os governos usavam chips convencionais e sistemas de bloqueio instalados nos aparelhos. Com isso, os estudantes podiam facilmente burlar o sistema e usar o pacote de dados custeado pelo poder público para outros fins que não os educacionais”, diz Rivaldo Paiva, sócio da Base Mobile. “Nossa plataforma também tem controles de assiduidade do aluno, respeitando a LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados], e permite o remanejamento de dados de um usuário para outro, assim como é feito na gestão de contas corporativas.”

Com essa solução, a Base Mobile já venceu quatro licitações educacionais e vem implementando o atendimento a mais de 700 mil estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, de programas geridos pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco, pelas prefeituras de Nova Lima (MG) e Lagoa Santa (MG) e pelo Ministério das Comunicações (Programa Internet Brasil).

Criada em 2021 e com projeção de faturamento de R$ 300 milhões neste ano, a Base Mobile é uma joint venture entre a GoOrb e a Base Telco, grupos brasileiros com mais de 30 anos de atuação no mercado de serviços de telecomunicações e tecnologia e centenas de projetos realizados nas áreas de Comunicações Unificadas, IoT (Internet das Coisas), Rastreamento e Monitoramento, Telemetria, Telecomando e Cyber Security.