Blog do Prisco
Coluna do dia

PMDB: contaminação iminente

Os cardeais do PMDB Barriga-Verde estão com as barbas de molho, preocupados com o risco de contaminação iminente do partido em todo o país a partir da manutenção de Eduardo Cunha na presidência da Câmara e da presença de peemedebistas em quase metade do paralisado governo Dilma.

Próceres da legenda pregam a necessidade urgentíssima de se tomar uma posição firme para a degola de Cunha, além da apresentação de medidas concretas, no curtíssimo prazo, para tirar o país do atoleiro.

O movimento é liderado pelo ex-governador Casildo Maldaner, segundo quem o PMDB não pode ficar assistindo passivamente. É bem verdade que, na semana passada, na presença do vice-presidente Michel Temer, a Fundação Ulysses Guimarães nacional apresentou um pacote de propostas, mas todas para o futuro, para 2018, quando a sigla pretende apresentar candidato a presidente e o maior número possível de postulantes aos governos estaduais.

Beleza. Mas Maldaner, por exemplo, não esconde de ninguém a angústia em relação às eleições de 2016 (o PMDB corre o risco de ir no rumo do PT no quesito desgaste), ao futuro do país, ao governo Dilma e sobretudo em relação às crises econômica, social, política e moral.

 

Sinal vermelho

Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB, está convocando uma reunião extraordinária da Fundação Ulysses Guimarães  (FUG), seção catarinense. A ideia é produzir um documento com propostas concretas, a serem entregues à FUG nacional na próxima terça-feira, em Brasília.

 

Quórum

Além de Casildo, a angústia no PMDB em relação ao quadro nacional e seus reflexos já no pleito do ano quem vem é quase que generalizada entre as principais lideranças que, aliás, marcaram presença maciça na primeira reunião da nova executiva estadual esta semana.

 

Batalha

Os peemedebistas catarinenses colocaram as barbas de molho também porque sabem que travarão batalhas ferrenhas, difíceis, contra o PSD em 2016. O partido do governador prepara candidaturas no maior número possível de municípios e vem com tudo nas 10 maiores cidades.

 

Novembro azul

O deputado estadual Natalino Lázare (PR) fez um importante alerta, esta semana, sobre a necessidade dos homens romperem a barreira do preconceito e buscarem o exame do toque para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo ele, semelhante ao Outubro Rosa,  que chama a atenção das mulheres para a prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul tem como foco a população masculina em relação aos riscos e à prevenção do câncer. “Esta doença é a segunda mais comum entre os homens e a sexta mais comum no mundo, portanto, precisamos enfrentar esta realidade”, ressalta o parlamentar. Verdade verdadeira!

 

Canal no TSE

Ministro do STJ, Jorge Mussi, catarinense da gema, assumiu como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi empossado pelo presidente Dias Toffoli. Mussi já foi presidente do Tribunal de Justiça e do TRE-SC.

 

Guilhotina

Em Brasília, o grande assunto dos bastidores é possível queda de Joaquim Levy, conforme a coluna adiantou em setembro. Ele  seria substituído por Henrique Meirelles no Ministério da Fazenda. A articulação tem as digitais de Lula da Silva.