Blog do Prisco
Manchete

PMSC homenageia Tiradentes

A Polícia Militar de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira, 21, a solenidade de homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das policias militares e civis brasileiras.

A solenidade aconteceu na sede da Academia da Polícia Militar (APMT), no bairro Trindade em Florianópolis, onde foi colocada uma coroa de flores no busto de Tiradentes e contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes e diretor da Academia da Polícia Militar, coronel Ricardo Alves da Silva.

Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das policias militares e civis brasileiras, lutou pela Independência do país, em um período em que vivíamos sob o domínio e a exploração de Portugal. Tudo era refletido na opressão fiscal, nos impostos extorsivos, na corrupção e nos desmandos das autoridades lusitanas.

Tiradentes honrou com sua própria vida valores éticos e morais, valores estes inerentes à atividade policial militar. Embora este movimento de libertação não tenha atingido seus ideais, a participação de Tiradentes foi um importante fator na formação da nação brasileira.

Seu exemplo serve de motivação na labuta diária e no cumprimento de das diversas atribuições policiais, tanto na superação de obstáculos, como na garantia dos direitos à igualdade, à segurança, à liberdade e à vida.

fotos>PMSC, divulgação