Blog do Prisco
Destaques

Política e Cerveja no Planalto!

Em Brasília nesta quinta-feira, dia 9, para acompanhar a sanção da lei que oficializou Blumenau como a Capital Nacional da Cerveja, o prefeito Napoleão Bernardes teve a companhia de autoridades federais e estaduais representativas para o Estado de Santa Catarina.

Para o prefeito de Blumenau o título é o reconhecimento de uma tradição e cultura de longa data na cidade e região. “E será impulso para um desenvolvimento econômico e empreendedor ainda maiores, principalmente no setor de cervejas artesanais, onde já atuam em Blumenau cerca de 120 produtores caseiros”.

AFAGO

No campo político, o governador interino, Eduardo Pinho Moreira (ao C na foto de capa), fez questão de levar no avião oficial o próprio Napoleão e o senador Dalirio Beber, dois tucanos de plumagem forte. Assim como o alcaide, Dalirio também tem base em Blumenau. Mais um afago do PMDB em direção ao PSDB tendo como pano de fundo o tabuleiro pré-eleitoral. 

Napoleão Bernardes - Michel Temer2

Blumenau atualmente é palco de diversos eventos que fomentam a cultura cervejeira e que se traduzem em números: O Festival Brasileiro da Cerveja (que está ocorrendo na cidade de 8 a 11/03) será internacionalizado e recebeu no ano passado 800 rótulos e 41 mil visitantes; o Concurso Brasileiro de Cervejas 2017 encerrou esta semana sua 5ª edição, com a participação de especialistas de 20 países e mais de 2 mil rótulos concorrentes; e a grande festa do chope da América Latina, a Oktoberfest, que movimentou em 2016 mais de 500 mil pessoas, que consumiram 663.243 litros de chope.  Um título para coroar um conjunto de ações que vem sendo implantados, alinhados principalmente ao Plano Municipal de Turismo (PMT), que tem entre seus objetivos o desenvolvimento econômico estratégico do turismo em Blumenau e região.

Ainda em agenda externa, Napoleão Bernardes está entre os palestrantes do seminário “Um Mundo em transformação”, realizado pelo Sebrae Tocantins na sexta-feira, 10, em Palmas, e que deve reunir 400 gestores públicos. O prefeito de Blumenau foi vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2016 e será o único agente público a compartilhar suas experiências à frente da administração. O objetivo é demonstrar aos colegas que é possível implantar projetos eficientes e engajados com o desenvolvimento econômico dos municípios. O evento também tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado (Fieto), Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), Federação da Agricultura do Estado (Faet), Tribunal de Contas (TCE) e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Blumenau - cervea