Blog do Prisco
Notícias

Fórum e Acafe avançam na solução dos pleitos das Universidades

O Fórum Parlamentar Catarinense, sob a coordenação do senador Dalirio Beber (PSDB-SC-D na foto interna)), juntamente com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, se reuniram na tarde desta quarta-feira, 8, com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho (E na foto interna), para reiterar os pleitos das Universidades Comunitárias.
Na oportunidade, o presidente da Acafe e presidente da Fundação Unisul Unisul, Salesio Herdt, apresentou ao Ministro, as principais demandas da Associação, entre elas, o prazo de parcelamento do PROIES – elevação de 15 para 20 anos – Lei 12.688/12; inclusão no público alvo, ampliação dos cursos técnicos e de graduação à distância; elevação da renda per capita do estudante de 1,5 salários mínimos para 3 salários mínimos; retorno da ICES ao Sistema Estadual de Ensino – Conselho Estadual de Educação e a Regulamentação da Lei das Comunitárias – 12.881/13.Dalirio Beber - Mendonça Filho

O ministro foi extremamente objetivo e transparente na resposta aos parlamentares e reitores presentes, alegando que “o Brasil seria outro, se tivesse reproduzido esse modelo de universidades comunitárias nacionalmente”.

“Esse é um modelo mais econômico, mas viável e mais flexível, mas não foi adotado esse caminho. Ao mesmo tempo não se pode matar esse modelo criado por um povo auto organizado, que buscou seus caminhos para garantir educação superior de qualidade. Na última vez que nos encontramos, eu deleguei a missão aos representantes aqui do ministério, dos estados de maior força das comunitárias, que é Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para que pudéssemos buscar o PROIES. Além disso, a gente tem uma Medida Provisória, que deve ser deflagrada até abril, com mudanças no FIES e, eu terei enorme prazer de contemplar as comunitárias, mas não dependerá só de mim. Essa bancada, que é um exemplo de união e que tem uma imensa força política, deve gerar a pressão necessária, pressão legítima para que se contemple esse tipo de situação”, disse.

O ministro sugeriu, inclusive, que haja uma mobilização da bancada com o presidente da República e com o Ministro da Fazenda, para obter respostas efetivas. “Para fazer prevalecer essa vontade que já existe, afinal, o argumento posto é um argumento que eu abraço com absoluta convicção”, justificou.

Além do presidente da Acafe e presidente da Fundação Unisul, Salesio Herdt, do vice-presidente, reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy e demais reitores, também estavam presentes na reunião, os senadores Paulo Bauer e Dario Berger, as deputadas Carmen Zanotto e Geovania de Sá, os deputados, João Paulo Kleinubing, Espiridião Amin, Ronaldo Benedet, Mauro Mariani, Jorginho Melo e Marco Tebaldi, o secretário de Estado de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e assessores parlamentares.