Blog do Prisco
Artigos

Porque Jaraguá do Sul lidera em governança pública

Antídio Lunelli, prefeito de Jaraguá do Sul

Há muito tempo acompanhamos no Brasil um falso debate. Uns dizem que o poder público não deve se pautar pela iniciativa privada. Outros, que seria um risco seguir a mesma lógica pois se tratam de frentes opostas com objetivos divergentes.

O que eu posso afirmar, porém, é que gestão é gestão e que somente com uma visão mais profissional e responsável dos agentes que ocupam cargos públicos é que o Brasil vai realmente se desenvolver, ter bases sólidas e deixar de ser uma eterna promessa de paraíso.

Olhar números, ter metas, controlar custos, inovar, simplificar, planejar investimentos, ter dados confiáveis, manter reservas, cobrar produtividade, incentivar a formação e o aperfeiçoamento, atender bem o cliente (a população) – e prestar um ótimo serviço são conceitos básicos. Sem eles não há sucesso nem na iniciativa privada e nem na pública. É sentença de falência.

Sou um homem simples, de uma família que vivia na roça. Mas hoje vejo que o conceito básico de gestão já era ensinado pelo meu pai a mim e aos meus irmãos. Seu Abílio sempre nos dizia que as contas precisavam ser pagas em dia, que era preciso ter controle dos gastos, tínhamos que saber o que queríamos e onde planejávamos chegar. Nem preciso dizer a vocês que utilizamos cada uma das palavras do nosso pai até hoje na administração da empresa Lunelli como também levo isso tudo ao pé da letra desde que o eleitor me deu a responsabilidade e a honra de governar Jaraguá do Sul.
Seguindo essa linha, temos alcançado diversos avanços, conseguimos superar crises, ter fôlego e capacidade de investimento e fazer nossa cidade se desenvolver. Com recurso público valorizado e bem aplicado, tudo fica mais fácil.

Por isso, vejo com muita alegria o fato de liderarmos em Santa Catarina o índice de boa governança municipal entre as cidades com mais de cem mil habitantes. No Brasil, ocupamos a sétima melhor colocação.

O Índice de Governança Municipal é elaborado pelo Conselho Federal de Administração. Os dados são extraídos de bases públicas como Secretaria do Tesouro Nacional, IBGE, PNUD e DataSUs.
O modelo de governança que vem sendo praticado em Jaraguá do Sul tem como resultado serviços públicos mais eficientes, maior capacidade de investimento, mais obras, mais transparência na aplicação dos recursos, mais credibilidade e confiança, mais segurança, mais incentivo a quem quer empreender e mais oportunidades a quem quer trabalhar. E tudo isso se traduz em mais qualidade de vida para população, objetivo maior da nossa gestão, meu objetivo quando entrei na vida pública.