Blog do Prisco
Coluna do dia

Portas fechadas

O PP está desde sábado tentando avançar em novas conversas eleitorais com Gelson Merisio. Em vão. O candidato do PSD ao governo abriu uma exceção ao secretário-geral do Progressistas, Aldo Rosa, e ao presidente estadual do partido, deputado Silvio Dreveck, nesta segunda-feira.

A Rosa, Merisio disse que topa conversar e até almoçar. Depois do dia 5, quando as alianças e nomes estarão sacramentados. A Dreveck, que ele articulou para que chegasse à Presidência da Alesc, Merisio deixou muito claro que não há mais a menor possibilidade de entendimento entre ele, Esperidião Amin e o PP.

Na outra ponta, Merisio já fez uma primeira conversa com o candidato do PSDB ao governo, senador Paulo Bauer. Estão avaliando seriamente a possibilidade de entendimento. Até porque, ambos e seus partidos querem dar o troco a Amin e a João Paulo Kleinübing.

Nas conversas de segunda, vieram à tona lembranças de que JPK esteve, na quinta-feira à noite, ante-véspera da convenção do PP, em Blumenau com os tucanos Dalirio Beber e Napoleão Bernardes. Oportunidade na qual o vice de Amin sinalizou claramente na direção do entendimento do DEM com os tucanos. Poucas horas depois, ele emplacava como companheiro de chapa do ex-governador!

 

Trabalho em vão

Situação semelhante viveu Merisio em relação a Amin. Mas o baque foi muito pior. Foram dois anos de conversas e aproximação, que culminaram, inclusive, com o mandato de Silvio Dreveck como presidente da Alesc e na investidura de Valmir Comin como secretário de Assistência Social durante o segundo mandato de Raimundo Colombo. Em 2016, o PSD também praticou um grande gesto, tirando Cesar Souza da disputa pela reeleição na Capital. Os pessedistas apoiaram Angela Amin, que por muito pouco não voltou ao Paço Municipal.

 

Bastidores

Um passarinho relatou, resumidamente, como foi a conversa entre Amin e Merisio na sexta-feira, quando o deputado federal foi ao gabinete do pessedista na Alesc comunicar que seria candidato ao governo.

 

Fim da linha

Depois de se sentarem, Amin começou uma conversa longa, cheia de rodeios. Merisio cortou o embalo, dizendo: “Fique à vontade, vá direto ao ponto.” Amin então soltou: “Vim comunicar que sou candidato a governador.” Merisio levantou, estendeu a mão ao interlocutor e desejou boa sorte. O progressista também se levantou. Acompanhado de Merisio, foi até a porta e saiu. Não houve falta de educação, mas o clima nublou na hora. Estava encerrada ali a possibilidade de aliança entre PSD e PP em 2018. Tanto no primeiro como no segundo turno.

 

Jorginho com PP

Presidente estadual do PR, deputado federal Jorginho Mello, conversou, na segunda-feira à tarde, com o presidente estadual do PP, deputado Silvio Dreveck, e com o secretário-geral da legenda, Aldo Rosa. Esperidião Amin não se fez presente.

 

PP ou MDB?

Em 2002, Mello era aliado muito próximo do ex-governador. Luiz Henrique da Silveira surpreendeu, ganhou a eleição e o hoje presidente do PR começou a se aproximar de LHS até transformar-se em fiel escudeiro do emedebista. Daí em diante, Amin nunca mais absorveu Jorginho Mello. Os progressistas também desconfiaram que o presidente do PR veio para essa conversa no intuito de valorizar o passe junto ao MDB, com quem negocia há muito tempo uma vaga ao Senado.