Blog do Prisco
Coluna do dia

PP acusa o golpe

Segue a batalha de bastidores, forte, intensa, pela prefeitura de Florianópolis. Todas as armas disponíveis estão entrando na guerra. Nos bastidores do PP, caiu como uma bomba a desistência da candidatura de Silze Lemos a vereadora.

Ela estava mapeada como entre os três principais nomes do partido para a Câmara de Vereadores.

Silze, contudo, cedeu, digamos assim, aos encantos de Gean Loureiro. O prefeito já a nomeou como secretária adjunta do Continente.

Ao aceitar o cargo, naturalmente que a ainda pepista sai da disputa e fica muito claro o acordo feito com Gean Loureiro, que enfraquece o grande rival.

Apesar da riquíssima história política da família Amin, esta situação evidencia novamente as dificuldades, também históricas, que os Amin enfrentam na hora de agregar apoios e lideranças.

Foro privilegiado

Investigados pela Alcatraz passam a se reportar ao Superior Tribunal de Justiça. No contexto político, a decisão foi providencial. Nesta terça-feira, venceria o prazo de 15 dias para que o presidente da Assembleia, Júlio Garcia, apresentasse suas contrarrazões no âmbito da operação. Agora, as ações foram para o STJ e o prazo da juíza local perdeu sua razão de ser. MPF, obviamente, já sinalizou que deve recorrer do despacho do ministro Joel Paciornik, que determinou que o deputado tem foro privilegiado.

Data

Nesta terça-feira, se não houver nenhuma mudança pela via judicial na última hora, os deputados estaduais vão votar, em plenário, a admissibilidade do segundo processo de impeachment, esse exclusivamente contra Moisés da Silva. Já na sexta, o Tribunal Especial do primeiro impeachment, formado por desembargadores e deputados, vota a continuidade ou não do primeiro impeachment. Em caso de admissibilidade, Moisés e Daniela Reinehr serão afastados por até 180 dias. E Júlio Garcia assumiria já na sexta-feira e pode definir o novo colegiado ainda no fim de semana.

Carreata do Moisés

O centro de Florianópolis recebeu, na tarde deste domingo, 18, uma carreata contra o impeachment do governador Carlos Moisés e da vice Daniela Reinehr. O ato mobilizou mais de 400 veículos, com um percurso que teve início no trapiche da Beira Mar Norte e seguiu pelas principais vias centrais da Capital. Carlos Moisés agradeceu e acenou para os participantes enquanto eles passavam em frente à Casa d’Agronômica.

Luto em SC

A maior cidade do oeste catarinense, capital do agronegócio, amanheceu triste no domingo. O dia foi de homenagens e de despedidas a um dos maiores líderes cooperativistas do Brasil, Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, que lutava há três anos contra um câncer no fígado. Perdeu a luta na madrugada de domingo, mas deixou marcas e construiu um verdadeiro legado ao longo de seus 80 anos de vida.

Justas homenagens

Seu corpo chegou próximo ao meio-dia no Ginásio de Esportes do Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II), no Bairro SAIC, onde foram preparadas as honras fúnebres, atendendo as recomendações dos órgãos de saúde para prevenção ao corona vírus. Mais de 140 coroas de flores, telão com fotos da família e homenagens de entidades, além de centenas de amigos, familiares, produtores rurais, funcionários da Aurora e lideranças cooperativistas fizeram fila para prestar homenagens ao empresário rural que se orgulhava de ser chamado de suinocultor.