Blog do Prisco
Notícias Últimas

PPP de Iluminação Pública de Palhoça é referência para implantação das Cidades Inteligentes no país

Modelo inédito e pioneiro em Santa Catarina foi abordado no RCD Cidades desta quinta-feira (04), o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital, conduzido pelo diretor José Marinho

Atrair a iniciativa privada para grandes investimentos no meio público é uma das estratégias de Palhoça, localizada na Região Metropolitana de Florianópolis, para tornar os serviços públicos mais eficientes. A Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública do município de 175 mil habitantes deve servir de referência para as Prefeituras do país, já que a modernização em andamento possibilita o desenvolvimento de novos projetos voltados para transformar Palhoça em Cidade Inteligente.

“A PPP é interessante como uma solução porque estamos planejando o município para 25 anos. A gente cria um modelo onde a Prefeitura se torna fiscalizadora e a gente consegue deixar a máquina pública mais leve”, explica a secretária de administração de Palhoça, Cristina Schwinden, em entrevista exclusiva ao RCD Cidades, na manhã desta quinta-feira (04/02).

Gestores de quase 60 Prefeituras acompanharam ao vivo o programa da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho. A PPP de Iluminação Pública de Palhoça foi a maior já realizada em Santa Catarina e é inédita também no país por ser a única com cobertura de 100% do monitoramento inteligente, em tempo real, dos 27 mil pontos de iluminação que estão recebendo lâmpadas LED e dispositivos de conectividade.

“Quando a gente fala em modernização do parque estamos economizando praticamente 60% de energia elétrica”, ressalta a secretária de administração e coordenadora do Palhoça Mais Eficiente, o programa de concessões e PPPs da cidade catarinense.

De acordo com Cristina, o prazo para atualização do parque de iluminação pública pelo consórcio vencedor é de 18 meses e prevê investimentos na ordem de 57 milhões.  “Em toda cidade teremos um ponto de comunicação. E a questão da cidade inteligente depende de conectividade para execução de grandes projetos. Pensamos nesse projeto com 100% de telegestão exatamente para ser um hub no futuro para inclusão de novos serviços”, acrescenta ela sobre sensores em serviços como, por exemplo, de mobilidade, trânsito e meio ambiente.

“A cidade inteligente é isso, utilizar a informação captada da cidade, do cidadão, por sensores, por conectividade, para deixá-la mais inteligente. Os serviços vão ficar melhores e reduzir custos”, argumenta.

O diretor da RCD, José Marinho, também destacou que a tecnologia precisa ser utilizada como atividade meio na construção de políticas públicas nas cidades. “Da utilização da tecnologia como uma ferramenta importante que vai chegar à vida das pessoas. Não tenho dúvida que as informações e conhecimentos de Palhoça estão contribuindo muito para os gestores que buscam inspiração e modelos concretos de como melhorar o serviço público porque o importante é sempre ter em vista que é melhorar a qualidade de vida das pessoas e transformar as cidades no melhor lugar do mundo para se viver”, resume Marinho.

Confira na íntegra detalhes da PPP de Iluminação Pública de Palhoça no RCD Cidades:

https://youtu.be/aCq7093wKrY

As edições anteriores do RCD Cidades podem ser conferidas na TVRCD: https://youtube.com/redecidadedigital