Blog do Prisco
Coluna do dia

PR com Angela

Em articulação intermediada pelo deputado Gelson Merísio, o deputado federal Jorginho Mello, presidente estadual do PR, acertou os ponteiros com Esperidião Amin (e olha que os dois não morrem de amores um pelo outro) e seu partido vai apoiar a candidatura de Angela Amin à prefeitura de Florianópolis. Por ora, é a única legenda a posicionar-se ao lado da ex-prefeita. No outro lado, Gean Loureiro já tem oito partidos e a tendência do PSDB é estar com o peemedebista. Neste caso, o PSD acabará indicando o vice de Angela.

O clima nesta altura da pré-campanha na Capital é de polarização entre as duas candidaturas consideradas principais. Mas não se pode desconsiderar a possibilidade de formação de um frentão alternativo, reunindo PSOL, Rede, PV e, talvez, o PCdoB da suplente de deputada Angela Albino.

Por enquanto, as negociações apontam para a união dos três primeiros partidos, tendo o professor Elson Pereira na cabeça de chapa.

 

Imposição?

Nos bastidores, há quem diga que o deputado Jorginho Mello não vai se contentar em apenas apoiar e fazer parte de um eventual governo Angela Amin em Florianópolis. Ele estaria articulando para indicar o vice da ex-prefeita. A conferir!

 

Aproximação ensaiada

Reunião realizada recentemente entre o ex-governador e atual deputado federal Esperidião Amin (PP) e o chefe de gabinete do senador Dário Berger (PMDB), ex-deputado federal José Carlos Vieira (PSD), irmão do pré-candidato a prefeito de Joinville, José Aluisio Vieira, o Dr. Xuxo (PP), nos dá uma palhinha do que vem por aí na maior cidade do Estado.

 

Ligações

Lembrando também que o assessor de imprensa do senador Dário é Marcelo Passamai, ex-secretário de Comunicação da prefeita Angela Amin. E as ligações não param por aí. O irmão mais novo da família Vieira, Alberto, tem sua empresa como responsável por gerenciar as mídias sociais do senador peemedebista.

 

Socorro ao hospital

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, assina terça-feira, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma (ADR), um convênio de R$ 14 milhões para conclusão das obras de ampliação do Hospital São José, de Criciúma. Também serão assinados convênios no valor total de R$ 334,7 mil para aquisição de equipamentos para unidades municipais de saúde.

 

Fundo

Os recursos são oriundos do InvestSaúde, fundo criado no ano passado pela Secretaria da Saúde para garantir investimentos na estrutura dos serviços do setor em Santa Catarina.

 

Petardo

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) entidade que representa os 295 municípios catarinense protocolou a solicitação para que o Governo do Estado, com base na Constituição Federal, preste informações detalhadas sobre o montante de crédito presumido concedido em função de doações realizadas por empresas ao Fundosocial.

 

Retenção ilegal?

O requerimento foi encaminhado ao governador do Estado, Raimundo Colombo, e pede que os valores retidos indevidamente sejam repostos aos municípios. Considerando, que pertencem aos municípios 25% do ICMS e, a determinação, também constitucional, sobre a destinação de 20% da receita do ICMS ao FUNDEB. Para a entidade, o Centro Administrativo está usufruindo de recursos que não lhe pertencem. Polêmica à vista.