Blog do Prisco
Destaques

Prefeita de Monte Carlo pede liberação de recursos para continuidade de obra na SC-452

A Prefeita Sônia Vedovatto, de Monte Carlo, no Meio-Oeste, esteve na Casa Civil do governo do Estado na segunda-feira, 27. A agenda ocorreu antes dela ir a Brasília para a Marcha dos Prefeitos. No órgão estadual, ela oficializou o pedido para a liberação da segunda parcela do recurso de transferência especial (ainda no governo Moisés da Silva) para a continuidade das obras de revitalização da SC-452. O trecho contemplado é de 1,5 quilômetro.

A via é um dos principais corredores de escoamento da produção da região e também de trânsito de toda a região.

“Fui à Casa Civil atrás de informações para a liberação do repasse. Estamos aguardando os recursos desde o início do ano para podemos pagar as empresas que estão realizando a obra,” explica Sônia, lembrando que os funcionários que foram contratados pelas empresas de engenharia também estão em dificuldades. O valor represado é de R$ 600 mil.

SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA

Sônia salienta que o trabalho é de melhoria das margens da via no trecho urbano de Monte Carlo, contemplando calçadas, drenagens, portais, a revitalização da pista de rolamento (asfalto) e o paisagismo. Em resumo, o projeto é para deixar a cidade mais bonita e a via com condições seguras e adequadas de trânsito.

CRONOGRAMA

A prefeita recebeu a informação do responsável pelo atendimento aos municípios na Casa Civil do governo, Anselmo de Bona Mello (foto ao lado da prefeita), de que está para ser concluído o cronograma de liberação dos recursos conveniados ainda no governo passado.

Ela, aliás, sempre foi muito próxima e ligada ao governador Jorginho Mello. “Não vou poupar esforços para retomarmos o quanto antes as obras, mas dependemos da sensibilidade do governo do Estado,” projeta ela.

Como prefeita reeleita, Sônia sabe as dificuldades do gestor público, “mas o governo que assume, assume o bônus e o ônus,” ensina.

MARCHA DOS PREFEITOS

Durante sua passagem por Brasília, na Marcha dos Prefeitos, onde esteve para unir forças com colegas de todo Brasil na busca por soluções para os municípios, Sônia Vedovatto reforçou uma convicção. “Só muda o nome e a localização das cidades. Os problemas são os mesmos.”

Em relação aos prefeitos catarinenses, um dos “gritos” de socorro que ecoam por todo o Estado é a calamitosa situação das rodovias estaduais como a SC-452 de Monte Carlo.

O relatório de rodovias da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apresentado recentemente em Santa Catarina mostra que a situação das vias estaduais pode levar o setor de transporte de cargas ao colapso, afetando toda a pujante economia estadual.

 

foto>divulgação