Destaques

Prefeito Ari Vequi entrega certificado do Serviço de Inspeção Municipal a empresários

Documento atesta que os comerciantes cumprem as normativas sanitárias para manuseio e comércio de produtos de origem animal

O Prefeito Ari Vequi e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir José Jorge, fizeram a entrega, na manhã desta quinta-feira (09), dos certificados do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), aos representantes de dois estabelecimentos comerciais de Brusque. O documento atesta que os locais cumprem os regramentos sanitários vigentes e estão aptos para a comercialização de itens de origem animal.

O Prefeito Ari Vequi considera que a entrega do SIM permite aos empreendedores brusquenses manusear e comercializar os produtos de origem animal em segurança. “É fazer com que o nosso empreendedor possa, cada vez mais, melhorar a qualidade do seu produto. O SIM veio para isso e estamos felizes em incentivar esses empresários na oferta de produtos de maior qualidade para a nossa população”.

Diango Angioletti, proprietário da Sal & Mar Comércio de Pescado, destaca que a obtenção do SIM, para a empresa, vai além do cumprimento das obrigações legais. “Sginifica a abertura de novos mercados e a garantia de entregar aos clientes, pescados e frutos do mar de altíssima qualidade”. Ele destaca ainda que a Prefeitura, ao emitir a certificação, cumpre o seu papel ao promover a segurança alimentar da população e o desenvolvimento econômicos dos pequenos empreendimentos.

Márcio Dall’Agnolo, representando o Supermercado Dall’Agnolo, concorda que a certificação permite a ampliação na oferta de produtos pela empresa à sua clientela. “Ao aumentar a nossa linha de produtos, atendemos melhor o nosso consumidor”, resume.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir José Jorge, é muito importante para o município que os empreendimentos obtenham o certificado de inspeção. “Assim, eles podem comercializar de forma segura os produtos de origem animal”, reforça.

Sobre o SIM

Instituído pela Lei 3.963/2016, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. É responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Brusque.

Entre suas atribuições, cabe ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos. O órgão também tem a função de inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos, além de combater a clandestinidade.