Blog do Prisco
Manchete

Prefeitura e Junta Comercial celebram acordo para abertura de empresas

Cooperação técnica tem objetivo de incentivar a instalações de novas empresas no município

Desburocratizar processos e incentivar a vinda de mais empresas para São José são as metas na gestão do prefeito Orvino Coelho de Ávila.  Nessa perspectiva,  a Prefeitura de São José celebrou hoje  (14) o acordo de colaboração técnico nº 001/2022 para facilitar abertura de empresas no município com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).

A novidade para o município vai permitir o acesso à base de dados da Jucesc para consulta sobre as informações técnicas de empresas de São José. “Temos ações e parcerias que têm dado bons resultados,  mostrando o interesse do município em desburocratizar o atendimento aos empresários”, pontua o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

*Colaboração*

O acordo prevê a disponibilização do acesso para consulta aos dados cadastrais de contratos sociais e suas respectivas alterações, de empresas mercantis e de seus titulares, bem como dos demais documentos constantes no seu cadastro  e também os serviços do executivo fiscal do município. A meta é de ampliar a desburocratização do serviço público municipal.

“São José é muito importante para o Estado, e esse termo de cooperação técnica contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo porque a gente trabalha com mais agilidade quando a gente tem um município tão grande, com tantas empresas, conseguimos fazer a abertura de empresa em até dois dias”,  observa a presidente da Jucesc, Renata da Silva.

*Dados *

O município vai utilizar as informações obtidas através do acordo de cooperação apenas no cumprimento das funções, ficando responsável pela impressão dos documentos e a sua respectiva autenticação, não mais solicitando à Jucesc o encaminhamento de pedidos de cópias dos dados. Ainda deverá cumprir as normas de sigilo com as informações obtidas da Jucesc, assim como divulgar e orientar todos os usuários quanto à execução do estabelecido no acordo.

Estiveram presentes no ato o secretário geral da Jucesc, Blasco Borges Barcellos e o gerente de Planejamento e Avaliação, Thiago Koepsel Rosa, além do secretário adjunto da Casa Civil, Junior Spies e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rose Bartuckeski.

*Espaço do empreendedor*
A Jucesc será também parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação para o atendimento no Espaço do Empreendedor. O local terá ainda como parceiros a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Aemflo e CDL de São José.

A ideia é orientar empresários e facilitar a abertura de novos negócios, colaborando para desburocratização dos processos administrativos relacionados a abertura e outros detalhes.