Blog do Prisco
Destaques

Prefeitura reúne Dnit, ANTT, PRF e Arteris a favor da mobilidade

No encontro desta terça-feira (16), em Palhoça, foram definidos locais que necessitam de melhorias para acesso à BR-101 e paralelas

 

Mais uma reunião, na Prefeitura de Palhoça, para definir estratégias para a mobilidade na região, num contexto que envolve a BR-101 e marginais, inclusive no ponto que ela faz conexão com a BR-282, e vias do trânsito urbano. Ao final do encontro, por sugestão do prefeito Camilo Martins, ficou agendada outra reunião, para 8 de maio, quando o grupo de trabalho se reunirá para deliberar projetos, que deverão melhorar a mobilidade na 101 e na 282. Também na manhã desta terça, representantes da Prefeitura, da Polícia Rodoviária (PRF) e da Arteris – Autopista Litoral Sul visitaram os pontos mais críticos da BR-101, para definir que melhorias poderão ser implantadas, para minimizar os problemas causados pelo caos no trânsito.

Planejamento

A reunião da tarde desta terça-feira foi considerada histórica, pois, foi com a formação do grupo de trabalho para discutir a mobilidade, é a primeira vez que reuniu todas as entidades responsáveis, como Prefeitura, PRF, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), concessionária Arteris para planejar obras e melhorias com o objetivo de contribuir para a mobilidade urbana dentro de Palhoça.

“O município vive um momento delicado, na questão mobilidade urbana, situação agravada porque um grande número de veículos foge da BR-101, sempre congestionada, criando rotas de fuga dentro da cidade, no centro e bairros. Por isso, na busca de obras urgentes, emergenciais, buscamos atrair a parceria de empresários, que estão investindo no município e que também dependem de melhorias na malha viária”, comentou o prefeito Camilo Martins.

Decreto de emergência

Desde 11 de fevereiro, quando o prefeito decretou “situação de emergência na mobilidade urbana do município” em razão do caos estabelecido no trânsito pelo atraso nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis, e ingressou a Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a Autopista Litoral Sul e ANTT, representantes dos órgãos envolvidos vêm se reunindo, principalmente na Prefeitura de Palhoça, mas também nas sedes da Procuradoria da República e da Justiça Federal, em Florianópolis.

Na Ação Civil Pública, a Prefeitura de Palhoça elegeu, como prioridades, a conclusão das obras do Contorno Viário e a transformação definitiva do acostamento sul/norte em pista para veículos leves, ou obras alternativas, para amenizar o caos causado pela imobilidade. Desde primeiro de abril, em resposta às cobranças da Prefeitura de Palhoça, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberou o acostamento da BR-101 em São José. Mas ainda é um paliativo porque a liberação ocorre das 6h às 23h em pequenos trechos entre os quilômetros 210 e 202. Em reunião na segunda-feira (15), o prefeito Camilo voltou a solicitar a liberação do acostamento em Palhoça. A PRF e a concessionária Arteris estão estudando essa possibilidade. “A liberação do acostamento no trecho de São José, embora com interrupções, foi uma melhoria significativa para o fluxo de veículos”, considerou Camilo Martins.

 Em todas as reuniões recentes, o grupo de trabalho trata de obras alternativas para amenizar o caos causado pela imobilidade. Esse foi o foco principal da inspeção in loco dos pontos mais críticos na mobilidade, na manhã desta terça-feira, mas também foi o assunto predominante da reunião da tarde do grupo de trabalho.

O cronograma de atividades futuras prevê, para o próximo dia 30, na Justiça Federal, em Florianópolis, uma audiência de conciliação, motivada pela Ação Civil Pública impetrada pela Prefeitura. Um dia antes, 29 de abril, a concessionária Arteris – Autopista Litoral Sul deverá prestar contas, sobre as obras do Contorno Viário, ao Ministério Público Federal. E, para o dia 8 de maio, na Prefeitura, está agendada uma reunião de avaliação de projetos protocolados nos órgãos de trânsito.