Blog do Prisco
Manchete

Presidente da Alesc acompanha visita do ministro da Saúde ao Oeste

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), participou da visita do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao Oeste catarinense, nesta sexta-feira (5). Acompanhado do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, de parlamentares e autoridades municipais, o ministro veio ao estado para tratar das ações no combate à pandemia da Covid-19.

Pazuello esteve em Chapecó, onde se reuniu com autoridades do estado e dos municípios do Oeste. Mauro de Nadal também participou do encontro, realizado no Centro de Cultura e Eventos do município.

“Foi muito importante a vinda do ministro para o Oeste”, comentou o presidente da Alesc. “Pudemos fazer algumas constatações e encaminhamentos importantes sobre o enfrentamento da pandemia na região.”

Uma das principais constatações, conforme Nadal, foi a forte mobilização entre Estado e governo federal para socorrer os municípios do Oeste, que têm enfrentado dificuldades no atendimento hospitalar, em função da alta demanda. O presidente citou o caso de Irani, que encaminhou o pedido de reabertura de leitos de retaguarda no município.

“Houve uma sinalização positiva por parte do governador para esses leitos em Irani. Isso é muito importante, porque a região pode oferecer algo a mais para que a população possa se sentir mais segura”, comentou o deputado.

Nadal também destacou o esclarecimento do ministro sobre a aquisição de vacinas pelos municípios. Segundo o deputado, Pazuello deixou claro que a compra direta pelas prefeituras, no momento, é impossível, já que o governo federal tem a prevalência para a aquisição e a distribuição para todo o país.

“O governo federal tem um olhar igualitário para todos os cantos do país. Não terá município, por ter uma capacidade financeira maior, privilégio na compra da vacina”, destacou Nadal. “Isso é importante, porque os prefeitos passam a ter um pouco mais de segurança na questão das vacinas.”

 

Ao pé do ouvido 1
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauro De Nadal, foi ao pé do ouvido do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e questionou a compra de vacinas por parte dos Estado e municípios de forma direta. Também apontou a necessidade de uma atenção para Santa Catarina, em especial a região Oeste. De acordo com o presidente, Pazuello afirmou que nesse momento as vacinas serão centralizadas pelo Governo Federal e distribuídas de forma igualitária a todos os municípios do País.

Ao pé do ouvido 2
O presidente Mauro destacou que a Alesc está diariamente discutindo ações para o enfrentamento à pandemia e a preocupação é constante. Só neste ano, já foram doados 20 milhões ao governo do Estado, além da antecipação do pagamento das emendas impositivas destinadas aos hospitais credenciados ao atendimento à Covid, acordado com o governo do estado. Valores que somam mais de 25 milhões. “Sabemos que não é o suficiente, mas ajuda aqueles que precisam de atendimento nesse momento tão deliciado”, se solidarizou, Mauro De Nadal.